Mais buscados: Mei CREDITO SEI BOAS Praticas consultoria
Da Redação
Todo mundo sabe que a serra gaúcha é a maior produtora de vinhos e espumantes do Brasil. Mas, recentemente, outras regiões do Estado têm se destacado na produção da bebida de Baco: Campanha, iniciando por Bagé até Itaqui, e Serra do Sudeste, indo de Encruzilhada do Sul até Piratini. Essas informações e outras dicas interessantes, desde a produção da uva até a harmonização, podem ser conferidas no Salão do Empreendedor, localizado no Pavilhão Internacional, na 41ª Expointer. O espaço é uma iniciativa da Farsul, do Senar-RS e do Sebrae RS, através do Programa Juntos para Competir, além de parceiros, como a Fecomércio/Senac-RS, a Fiergs/Senai-RS e a Embrapa.
Foto: Marcos Nagelstein/ Agência Preview
No espaço, que também traz informações sobre a cadeia da soja e da carne, os visitantes podem entender melhor as regiões produtoras, suas características, tipos de uvas, regiões com denominação de origem, além de visualizar 32 rótulos de vinícolas gaúchas. Para deixar a experiência mais viva, o Salão do Empreendedor conta com oficinas de degustação gratuitas (11h30, 13h, 15h e 17h), aplicadas pelo Somelier do Ibravin, Arlindo Menoncim. Grupos de até 15 pessoas acompanham explicações saboreando dois tipos de vinho (um branco e outro tinto) e uma espumante, e aprendem um pouco mais sobre essa bebida que, segundo Menoncim, é simples e deve ser tratada como tal. “A gente pode tomar vinho em qualquer lugar, a qualquer hora e utilizando, até mesmo, copo plástico. Taça de cristal é glamour, mas o vinho é simples”, reforça.
Foto: Marcos Nagelstein/ Agência Preview
O Salão do Empreendedor segue com atividades na Expointer até 2 de setembro.
Foto: Marcos Nagelstein/ Agência Preview
Foto: Marcos Nagelstein/ Agência Preview
Siga o SEBRAE RS
Notícias
23 de Junho de 2025Sebrae, Google e Alura lançam curso para capacitar pequenos negócios em IA e presença digital
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)
Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão curta)
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.