Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI credito sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Oficina mostra o que fazer do lixo eletrônico

atualizado em: 21/06/12

Da Redação

COMPARTILHE

Legislação determina que fabricante se responsabilize pelos resíduos e integre cooperativas na reciclagem do material

Rio+20

A multiplicação de celulares, computadores, tablets e tantos outros aparelhos eletrônicos tem um efeito colateral: o lixo tecnológico. Onde e como descartá-lo? A oficina TI Verde e a Destinação de Resíduos Eletrônicos: Ganhos Econômicos e Ambientais, que aconteceu no Espaço Sebrae de Educação, no Parque do Flamengo, esclareceu dúvidas sobre a reciclagem, métodos de coleta alternativa e as vantagens do descarte correto para a economia e o meio ambiente.

O Espaço Sebrae de Educação faz parte da programação da instituição na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Para o carioca Fabiano Freitas, 30 anos, empresário do ramo de informática, a oficina chegou em muito boa hora. O objetivo dele era saber o que fazer com placas, baterias e fios de computadores que contêm materiais tóxicos como cobre e chumbo. A política de resíduos sólidos também interessa bastante ao empreendedor. “Acabei de abrir uma empresa e esta é uma oportunidade de manter-me em dia com as políticas públicas e também atuar de forma responsável, em sintonia com as novas exigências do mercado”, define Fabiano.

Os palestrantes Juliana Antunes, sócia e administradora da Agência de Sustentabilidade, e Paulo Braga, da By3 Comunicação Design, lembraram que a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que tem na logística reversa seu ponto alto, visa à inclusão social. A norma diz que, uma vez descartados, componentes e embalagens são de responsabilidade do fabricante.

“A logística reversa é viável. Um exemplo disso são os países europeus, que encontraram soluções compatíveis com a realidade deles. A diferença é que, no Brasil, pensou-se uma forma de integrar os catadores e as cooperativas, buscando recolocação profissional dessas pessoas”, destaca Juliana. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), de 2005, o Brasil produz cerca de 360 mil quilos de e-lixo, o chamado lixo tecnológico.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Janeiro de 2025

Dez empresas participam de imersão do Sebrae RS no Salão do Móvel de Milão, na Itália

SAIBA MAIS

 

17 de Janeiro de 2025

Município de Condor finaliza primeiro ciclo do Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/12/2024 10:30

Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: