Mais buscados: MEi Crédito SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Caxias do Sul – Diante do atual cenário econômico do País, a Eco Mach, de Caxias do Sul/RS, vem estimulando o empresariado do setor metalmecânico a otimizar suas atividades em pelos menos três frentes: financeira, meio ambiente e saúde do trabalhador. A empresa lança na Mercopar deste ano, Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que acontece até a próxima sexta-feira (09) em Caxias do Sul, uma linha de óleos orgânicos – hidráulicos, lubrificantes, refrigerantes e pneumáticos – que, por não serem originados do petróleo, como os óleos minerais, não agridem o meio ambiente e nem atingem a saúde dos colaboradores. São os chamados óleos classe 2. Com isso, o empresário não tem necessidade de pagar insalubridade ao trabalhador.
Em sua quinta participação na Mercopar, a Eco Mach chegou aos óleos orgânicos depois de percorrer um interessante caminho de regeneração de óleos solúveis. Quando chegou à feira, há cinco edições, a empresa apresentou o primeiro equipamento regenerador de óleo solúvel. Com ele, é possível não somente reutilizar o óleo de suas máquinas, mas regenerá-lo. Ou seja, 95% do material que seria descartado passa por um processo que elimina os micro-organismos e bactérias que contaminam o óleo solúvel durante seu uso. “Já tivemos clientes que economizaram quase 1 milhão de reais na compra de óleos em um ano”, assegura o diretor comercial da Eco Mach, Agenor Fortuna de Carvalho.
Sugestão de clientes levou ao desenvolvimento de produtos – Foram os próprios clientes da Eco Mach que sugeriram a criação de óleos sustentáveis. No ano passado, a empresa apresentou na Mercopar o óleo orgânico feito a partir da casca do arroz. Depois de pesquisas e testes, chegou aos produtos desenvolvidos agora. “É uma nova forma de pensar e agir dentro de um ambiente industrial, há ganhos de todos os lados”, comenta o diretor, ao ressaltar que o cliente que usa o óleo fabricado a partir do petróleo ainda tem um grande gasto com o descarte do produto.
O foco da empresa é a região Sul do Brasil, onde busca desenvolver um sólido trabalho de acompanhamento e pós-venda. Por outro lado, Carvalho vislumbra a exportação tanto de equipamentos quanto de óleos. E, o mais interessante, é que os próprios óleos orgânicos também podem passar pelo mesmo processo de regeneração dos óleos minerais, com a vantagem da insalubridade. “Se há perda de propriedades, é só aumentar a emulsão de óleo”, afirma o diretor da empresa.
A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Evento promovido pelo Sebrae Nacional e Sebrae PE destacou a inovação dos ecossistemas locais no Rio Grande do Sul
Ecossistemas de inovação de Panambi e Ijuí marcam presença no Eli Summit 2024, em Pernambuco
Notícias
18 de Setembro de 2024Empresa gaúcha cresce focada em oferecer soluções ambientais e sustentáveis
SAIBA MAIS18 de Setembro de 2024
Sebrae RS oferece imersão de capacitação para empreendedores venderem com lucro no Mercado Livre
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.