
Mais buscados: MEi credito SEI Boas praticas Consultoria

Da Redação
Uma oportunidade para mestres ou doutores para atuar com a orientação de bolsistas de pesquisa no desenvolvimento de empreendimentos gaúchos. O Programa ALI – Agentes Locais de Inovação tem como foco promover a inovação nas pequenas empresas, a partir da atuação de bolsistas do CNPq capacitados pelo Sebrae. O objetivo da seleção é buscar profissionais que vão atuar como orientadores dos agentes. O edital está disponível online. As inscrições vão até o dia 22 de março.

Selecionados atuarão como orientadores de bolsistas (Foto: Banco de Imagens)
A gestora do Programa ALI – Agentes Locais de Inovação pelo Sebrae RS, Michele Seleri, destaca que o programa tem abrangência nacional e está consolidado como estratégia de competitividade para as pequenas empresas. “A seleção é voltada para professores universitários residentes nas regiões de atuação da iniciativa no Rio Grande do Sul. O programa começou em março de 2017 com 40 agentes e os orientadores atuarão no projeto ao longo de 18 meses”, explica.
A iniciativa promove ações de inovação em empresas das regiões Metropolitana, Sinos, Caí e Paranhana, Serra, Sul, Vales do Taquari e do Rio Pardo e Planalto. Os candidatos devem residir nessas regiões. Serão escolhidos mestres ou doutores que podem ser de diversas áreas de formação, como Administração, Ciências Contábeis, Design, Alimentos, Economia, Engenharias, Moda, Publicidade e Propaganda e Turismo, entre outras. A lista completa está no edital do processo seletivo. É necessário ter experiência como orientador de graduandos, pós-graduandos e/ou mestrandos, além da atuação em projetos de pesquisas e teses voltadas para a boa prática de inovação em pequenos negócios.
Os candidatos devem ter disponibilidade de dedicar pelo menos 20 horas semanais para o projeto. O processo inclui análise curricular e de documentos, além de uma avaliação técnica-situacional. A divulgação dos selecionados será no dia 26 de abril.
O orientador será bolsista do CNPq. A remuneração de Bolsa Orientador é de até R$ 4 mil mensais por até 18 meses de duração. Cada profissional atuará como orientador de publicações (artigo e estudo de caso) de até 20 Agentes Locais da Inovação, além de elaborar dois artigos próprios. Também será responsável pela realização de um plano de atividades e de relatório mensal de desempenho dos bolsistas.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.