Loading SEBRAE

Mais buscados: mei SEI crédito CONSULTORIA Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Organizações gaúchas Sesc/RS e Sebrae RS, que estão entre as três melhores para se trabalhar no Brasil, revelam melhores práticas

As duas são da categoria Terceiro Setor no reconhecimento GPTW

atualizado em: 09/02/21

Da Redação

COMPARTILHE

No ano em que a solidariedade e o cuidado com as pessoas ganharam um caráter de urgência, o orgulho em pertencer a organizações voltadas ao desenvolvimento social foi acentuado entre duas entidades do Rio Grande do Sul: Sesc/RS e o Sebrae RS estão entre as três melhores empresas do terceiro setor para trabalhar no Brasil. O reconhecimento nacional veio através do Ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW na categoria Terceiro Setor 2020, coordenado pela Great Place to Work® (GPTW), empresa que atua em mais de 61 países, sendo referência no assunto. O Sesc/RS recebeu a primeira colocação e o Sebrae RS ocupou o terceiro lugar. O reconhecimento é o resultado de uma série de ações desenvolvidas por ambas as empresas, pensando na elevação do patamar de gestão para níveis de excelência.

 

A gerente de Recursos Humanos do Sesc/RS, Elizabeth Carvalho, conta que uma das estratégias para alcançar este resultado é identificar quem tem afinidade com a missão de melhorar a vida das pessoas desde o processo seletivo. “Não importa a posição que a pessoa vai ocupar na organização, ela tem que ter a vocação para o trabalho social e o entendimento de que participará de uma construção colaborativa para promover mudanças na sociedade. Por isso, os objetivos, desafios e estratégias são compartilhados pelas lideranças com todos os funcionários. Esse afinamento traz resultados e os resultados também são compartilhados, o que gera muita satisfação entre todos de estar fazendo parte de algo que faz a diferença na vida das pessoas”, afirma.

 

Elizabeth ainda ressalta que, além do cuidado com a sociedade, promovendo ações de solidariedade, cultura, esporte e educação que foram planejadas e executadas durante a pandemia, houve uma preocupação especial com a saúde dos trabalhadores da organização. Rotinas e programas foram adaptados para o ambiente virtual, informações foram amplamente disponibilizadas para que os colaboradores replicassem em casa os cuidados necessários para prevenir a Covid-19. Foram distribuídos EPIs e implementadas mudanças como maior espaçamento e jornada presencial em escalas. Um software foi desenvolvido para identificar quem teve contato, no local de trabalho, com algum funcionário que venha a testar positivo, permitindo a ampliação de medidas preventivas. A soma da vocação para a missão, visualização dos resultados e do sentimento de reciprocidade do cuidado colaboram para que o Sesc/RS tenha sido considerada a melhor empresa do Terceiro Setor para trabalhar no Brasil.

 

Rascunho automático 6

Já o Sebrae RS pontua que o resultado obtido no respectivo ranking é fruto de um trabalho sistemático de uma gestão de pessoas, que entende seus colaboradores como aqueles que criam soluções para melhorar a vida dos empreendedores. E, a partir dessa visão, são estimulados comportamentos de protagonismo e atitude inovadora, propiciando o engajamento das pessoas com o propósito da organização – empreendedorismo que transforma. Para tanto, há uma série de iniciativas internas que dão suporte a essa estratégia, como o laboratório interno de inovação – Colab.

 

Em 2020, a gerente de Recursos Humanos do Sebrae RS, Carla Dutra, destaca ainda o cuidado que a empresa teve com seu time de colaboradores no enfrentamento da pandemia. Suporte material e emocional para que as pessoas pudessem se adaptar ao novo tipo de trabalho foram constantes. Palestras com profissionais de saúde, realização de testes Covid-19, acompanhamento próximo dos gerentes junto a suas equipes e comunicação transparente foram os principais mecanismos para o enfretamento da pandemia.

 

Além disso, a diretoria do Sebrae RS é bem próxima dos colaboradores. A comunicação na empresa é colaborativa, sendo que seu principal canal é uma rede social interna e, também, dispõe de espaços institucionalizados de conversas entre os colaboradores e a direção.

Nesta 4ª edição do ranking GPTW, que reconhece as Melhores Empresas do Terceiro Setor, foram 87 empresas inscritas e, em 2021, 15 empresas receberam o reconhecimento. Saiba mais em https://gptw.com.br.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Junho de 2021

Projeto promove o mapeamento do ecossistema local de inovação de Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

 

18 de Junho de 2021

Nem a crise segura o JK

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Sebrae RS Podcast 31/05/2021 11:15

Integrante do Conexão Pelotas, empreendedor se reinventa e cria novo espaço gastronômico

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: