
Mais buscados: MEi credito Sei boas praticas Consultoria

Da Redação

Porto Alegre – Pequenos Negócios e Prefeituras Municipais: uma parceria estratégica para o Rio Grande do Sul e o Brasil. Esse foi o tema da palestra do gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick, no V Fórum de Gestão Pública, na manhã desta terça-feira (04/12), em Porto Alegre. .Ele falou como o Sistema Sebrae pode contribuir para a construção desse processo. Começou abordando o tema do Produto Interno Bruto brasileiro, que hoje está entre o seis maiores do mundo, “mas que apresenta uma distribuição de renda muito irregular. Há uma grande concentração de renda nas camadas mais favorecidas da população, o que causa uma série de problemas sociais no país”.
Para Quick, “mais do que fazer crescer o PIB, temos que nos preocupar em desenvolver o nosso país. E, nada melhor do que fazer crescer os municípios, a base da sociedade, para fazer impulsionar o estado e a nação”. O gerente de Políticas Públicas do Sebrae-NA ressaltou, também, que a distribuição da renda empresarial é muito desparelha, com as grande empresas concentrando mais de 67% da renda. “E isso é muito ruim, pois as micro e pequenas empresas representam 99% dos empreendimentos deste país e precisam ter uma fatia maior da renda empresarial”.
Para que isso ocorra, conclamou os prefeitos a valorizarem os negócios de micro e pequeno porte, “pois eles são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico das cidades que os senhores administram”.
Bruno Quick destacou a importância da formalização dos empreendedores individuais e da implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em todos os municípios brasileiros. “É uma forma concreta de oportunizar mais geração de renda e de empregos em todos os recantos deste país”, avaliou. E valorizou a atuação do Sebrae nestes dois processos, especialmente no que diz respeito a inserção dos benefícios da lei no cotidiano dos pequenos negócios, por meio da priorização de quatro capítulos: desburocratização, incentivo a formalização dos Eis, formação de agentes de desenvolvimento municipal e a presença das MPEs nos processos de compras governamentais.
Segundo Quick, hoje 15% dos municípios brasileiros estão praticando a Lei Geral das MPEs de forma efetiva. “Esse número ainda é pequeno para o que queremos em relação a implementação da legislação, mas estamos trabalhando arduamente para ampliar esse indicador”, apontou.
O Sebrae, por meio de Bruno Quick, apontou dez passos para que as administrações municipais possam melhorar o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas.
Entre eles, preparar o gestor público e os servidores para o desenvolvimento com base na Lei Geral das MPES, apoiar a formalização e o sucesso dos EIs, prestigiar os comerciantes do município, fortalecer os empreendedores da indústria a atrair investimentos, modernizar e profissionalizar as atividades dos prestadores de serviços, promover os empreendedores do turismo com iniciativas de desenvolvimento, fortalecer o associativismo dos agricultores familiares, ativar o acesso à tecnologia para os empreendimentos rurais, trabalhar os empreendimentos para os desafios da sustentabilidade, e estimular o ensino do empreendedorismo e a cultura da comparação.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.