Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei CREDITO Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Padarias e confeitarias da região Centro participam do Propan

atualizado em: 24/07/12

Da Redação

COMPARTILHE

Consultorias são viabilizadas pelo Sebrae/RS com apoio da Companhia Vontobel de Investimentos

 
 
Da Redação
 
Santa Maria – As micro e pequenas empresas (MPEs) de panificação e confeitaria, integrantes do Projeto Desenvolver as Indústrias da Região Centro, desenvolvido pelo Sebrae/RS, têm a oportunidade de aprenderem técnicas para aumentar a produção com qualidade. Até o início de agosto deste ano, deverão ter implantado as ferramentas do Propan – Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação, através das consultorias realizadas pelos técnicos do Instituto Técnico ITPC. A iniciativa conta ainda com o apoio da CVI – Companhia Vontobel de Investimentos.
 
O trabalho com as 25 padarias e confeitarias de Santa Maria, Restinga Seca, Cachoeira do Sul e Santiago começou em junho, através de visita de sensibilização que visa a melhoria dos indicadores de desempenho. Após, os técnicos partiram para o trabalho de planejamento operacional de produção, fase que ainda está em andamento. A última visita tratará do planejamento operacional das lojas. Os técnicos da ITPC atendem individualmente os estabelecimentos, para que sejam observadas especificidades de cada caso.
 
Entre os principais objetivos da iniciativa, estão a organização da produção, a fim de reduzir desperdícios de matéria-prima e otimizar o tempo de produção. Como consequência, explica Vitor Augusto Koch, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, estão o crescimento da produtividade dos trabalhadores e a qualificação das empresas. “A implantação da metodologia do Propan irá auxiliar na elaboração dos preços dos produtos com maior assertividade e na apuração dos resultados da empresa”, explica Koch.
 
Márcio José Rebelatto, gestor do Projeto Desenvolver as Indústrias da Região Centro, já prevê os bons resultados dos trabalhos, a exemplo de outras MPEs que participaram das consultorias e aplicaram a metodologia. “A expectativa é que também essas padarias possam elevar a produtividade e suas vendas, com uma operação mais eficiente. Principalmente, que tratem a estratégia das ações como componente principal dos seus negócios”, frisa.
 
A empresária Josieli Lovato Arcy, de Santiago, concorda que a estratégia da boa gestão do negócio é importante para obter bons resultados. Embora o Programa ainda esteja em andamento, ela comenta que percebe melhorias que podem ser implantadas na sua empresa, entre elas, as ferramentas de finanças. Josieli acrescenta que conheceu formas mais simples de controle de gastos, que podem ser adaptadas a sua realidade. “É fundamental para qualquer administrador conhecer a sua empresa. Ter controle dos gastos, investimentos e produtos é a base para perceber as potencialidades e promover melhorias”, destaca.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Abril de 2024

Sala do Empreendedor de Encruzilhada do Sul apresenta palestra: simplificando o MEI e serviços essenciais

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: