Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI SEI credito CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Panificadora R. Borges: a receita que deu certo

A empresa de Sananduva, na região Norte, é uma das participantes do Projeto ALI pelo Programa Brasil Mais

atualizado em: 15/06/21

Da Redação

COMPARTILHE

Uma das empresas mais tradicionais de Sananduva, a Panificadora R. Borges foi criada em 1993 como fábrica de biscoitos e com foco na venda por atacado. Hoje, a empresa familiar conta com uma fábrica dos mais diversos produtos de panificação, além de confeitaria e dos biscoitos e há um ano tem também uma filial como ponto de venda. São 21 colaboradores e uma administradora entusiasmada, e que busca sempre estar se atualizando e melhorando os negócios. Com a mão na massa desde pequena ajudando os pais na fábrica de biscoitos, Rosane Borges de Mattos costuma contar com consultorias externas para fazer os ajustes necessários na gestão. “São pequenos detalhes que evitam erros no dia a dia”, relata a empresária.

 

Ao participar do programa Agente Local de Inovação (ALI) do Sebrae RS foi identificada a oportunidade de uma melhoria interna para quantificar diariamente o volume produzido, perdas de produção e capacidade produtiva, já que o mix de produtos é grande e esse controle ainda não era realizado. A empresa havia investido na aquisição de novos equipamentos impactando na elevação dos custos fixos. “Quantificar esses dados da produção podem ajudar bastante em decisões estratégicas da empresária”, afirma a ALI Aline Maria de Cezaro.  “O protótipo foi elaborado de uma forma muito simples, através de um fluxograma esquematizando cada etapa para o lançamento diário de produção no sistema”, complementa.

 

A empresária conta que todos os setores já estão adotando a nova metodologia e os funcionários aprenderam a fazer os lançamentos, o que facilita o acompanhamento dos custos e das perdas. “A cada passo, vamos arrumando para seguir em frente”, afirma Rosane. “Conforme a empresa cresce, vamos buscando novos controles”. Uma das ações agora é a adoção de um modelo para a encomenda de bolos pelo Whatsapp para que os clientes escolham o tamanho, tipo de massa, cobertura e recheio, o que agiliza o processo dos pedidos. “Vamos nos adequando às necessidades dos clientes”, revela.

 

Aline enfatiza que o trabalho do ALI é muito gratificante. “Atuamos como um agente facilitador da transformação de negócios”, afirma. O papel do ALI é provocar insights para transformação e apoiar no uso de metodologias que facilitam o processo de gestão, por meio da inovação. “Metodologia com engajamento dos empresários é a receita certa para um negócio bem-sucedido”, constata.

Panificadora R. Borges: a receita que deu certo

Saiba mais

 

O Programa Agente Local de Inovação (ALI) é uma iniciativa do Sebrae Nacional e que agora faz parte do Programa Brasil Mais, em parceria com o Ministério da Economia e com o CNPq, para aumentar a produtividade dos pequenos negócios através de ações de inovação. Durante o acompanhamento, em ciclos de quatro meses, são trabalhadas metodologias de inovação nos encontros com a empresa. São aplicadas ferramentas que visam trazer, de forma prática, soluções inovadoras para redução das dificuldades mapeadas na empresa cujos indicadores de produtividade serão mensurados no início do acompanhamento e após as soluções implementadas, com orientação do Agente Local de Inovação. 

 

O acompanhamento é destinado a micro e pequenas empresas formalizadas com faturamento anual de até R$ 4.800.000,00, dos setores Indústria, Comércio ou Serviços. Para saber se o seu negócio está enquadrado no perfil do programa é só acessar o link https://sebraers.com.br/programas-ali/, se inscrever e aguardar contato, caso esteja no perfil.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

30 de Julho de 2021

Sebrae RS valoriza potencial de professores através do Programa Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

 

30 de Julho de 2021

Canela inicia agosto com cronograma para qualificação de servidores

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 02/07/2021 17:14

Projeto Comprador aproxima fornecedores e grandes players da indústria na Mercopar 2021

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em:

Nosso sistema de envio de senhas por e-mail está em manutenção, mas você pode usar o Chatbot, que fica localizado no canto direito da página, para fazer uma senha temporária