Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei crEdito Sei Boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Panorama e perspectivas do agronegócio brasileiro em debate na Expodireto

atualizado em: 11/03/15

Da Redação

COMPARTILHE

Ex-ministros da agricultura falaram sobre o atual momento vivido pelo setor no País

Da Redação

Luis Carlos Guedes Pinto (em pé), Francisco Turra (segundo à direita) e Roberto Rodrigues (primeiro à esq.) durante o evento em Não-Me-Toque (Foto: Fagner Almeida)

Não-Me-Toque – O Fórum Itinerante do Agronegócio Brasileiro, realizado na terça-feira, 10 de março, na Expodireto Cotrijal 2015, reuniu três ex-ministros da agricultura para falar sobre “Panorama e perspectivas do agronegócio brasileiro na visão de líderes do setor”. Luis Carlos Guedes Pinto, Roberto Rodrigues e Francisco Turra expuseram as potencialidades e os principais entraves e gargalos do Brasil em relação a produção, comercialização e legislação. O evento contou, ainda, com a presença do vice-governador gaúcho ,José Paulo Cairoli, do Secretário da Agricultura do RS, Ernani Polo, e do Secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Tarcísio Minetto.

O Fórum Itinerante, como o nome diz, percorre diversas cidades nas quais os eventos do segmento são realizados. O objetivo é abordar o panorama e as perspectivas do agronegócio brasileiro, fornecendo uma visão globalizada a partir da análise de grandes líderes. Na Expodireto 2015 o encontro foi realizado pela Critério Inteligência em Conteúdo, Open 5 e ST Turra Consultoria, com apoio do SEBRAE/RS.

Na abertura do encontro em Não-Me-Toque, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, destacou que o Fórum Itinerante enriquece a Expodireto, mostrando a preocupação em continuar inovando. “Sempre digo que precisamos ouvir os mais experientes para saber o melhor caminho para tomar. Nesse momento é importantíssimo ouvirmos esses três ministros que tem uma vasta experiência e uma vida em defesa ao agronegócio brasileiro”, mencionou.

O vice-governador Cairoli, por sua vez, destacou a boa safra que está por vir, a alta produtividade e a importância do setor para a economia nacional. “Sabemos que vivemos um momento econômico difícil, mas, nós como produtores temos essa capacidade de superação”, expressou o vice-governador.

O ex-ministro Francisco Turra falou sobre a proteína animal e disse que o principal desafio dos produtores brasileiros é investir em sanidade e agregar valor aos produtos. Segundo ele, a cotação de mercadorias brasileiras no mercado externo é muito boa e há muito espaço para ser ocupado. “Uma feira como essa é uma pós-graduação do tamanho do mundo. A dádiva de Deus é o solo, o clima, a semente, ou seja, é tudo o que nós temos e muitos países não tem. E as possibilidades são imensas”, ponderou Turra. Ele esteve à frente do ministério entre abril de 1998 e julho de 1999.

Para Luis Carlos Guedes Pinto, que foi o titular do Ministério da Agricultura entre 2006 e 2007 a sanidade no Brasil é muito frágil e o país precisa tornar-se independente na produção de fertilizantes agrícolas. Atualmente o Brasil caminha para ser o maior produtor de alimentos do mundo e importa 70% dos fertilizantes que utiliza. E concordou com Francisco Turra ao dizer que outro desafio é agregar valor nos produtos brasileiros. “O Brasil é muito mais comprador do que vendedor de produtos. Falta a organização de pensar o futuro da agricultura brasileira e qual o caminho que queremos seguir para que esse sucesso do setor agrícola possa se refletir no bem-estar da sociedade brasileira”, destacou.

Roberto Rodrigues foi ministro da agricultura entre 2003 e 2006 e, no debate, elencou a necessidade urgente de uma estratégia de segurança alimentar no país. Ele apontou que em 2050 serão nove bilhões de habitantes no mundo. “Em função disto será necessário aumentar a produção de alimentos em 70%”, expôs. O Brasil precisa ainda, segundo Rodrigues, vencer os obstáculos em logística, política de renda no campo, e políticas comerciais, buscando acordos bilaterais que fortaleçam o comércio dos produtos brasileiros no mercado internacional.

Público prestigiou o Fórum em Não-Me-Toque (Foto: Fagner Almeida)

SEBRAE/RS na Expodireto

Além do apoio ao Fórum, o SEBRAE/RS está presente na feira por meio de dois estandes: um do programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS), que está recebendo missões empresarias vindas de diversos municípios do Estado, e outro voltado para o setor metalmecânico, que acolhe 32 micro e pequenas empresas que estão expondo seus produtos e serviços, e, também, rodadas de negócio.

Sobre a Feira

A Expodireto Cotrijal é uma feira referência no agronegócio. Em 2014, gerou R$ 3,2 bilhões em volume de negócios, reuniu 505 expositores e recebeu cerca de 235 mil visitantes. Este ano deve se consolidar como um palco de grandes lançamentos para o setor. Ela se estende até a próxima sexta-feira, 13 de março, em Não-Me-Toque.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

09 de Setembro de 2024

Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora

SAIBA MAIS

 

06 de Setembro de 2024

Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: