Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei Credito Consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Acordo de Cooperação entre UCPel e Universidade Católica del Sacro Cuore possibilitará o desenvolvimento de territórios baseados nas MPEs

30/11/16

Da Redação

COMPARTILHE

Aproximação entre as instituições foi promovida pelo SEBRAE/RS para estimular o desenvolvimento dos pequenos negócios do Sul do Estado

Da Redação

Líderes do SEBRAE/RS e da Altis presenciaram a assinatura do Convênio, em Milão (Foto: SEBRAE/RS)

Milão – Uma importante aliança para o Rio Grande do Sul foi oficializada nessa terça-feira, 29 de novembro, na Itália. A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a Universidade Católica del Sacro Cuore marca a interação entre as duas instituições de ensino e uma possibilidade efetiva de desenvolvimento regional através do compartilhamento de conhecimento e transferência de informação. O convênio foi firmado em Milão, pelo reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Jr., e pelo reitor da universidade italiana, Franco Anelli.

A aproximação é fruto de um trabalho de cooperação realizado pelo SEBRAE/RS, a partir o Programa LIDER, e pela Altis, um dos braços de atuação da Universidade italiana e que tem naquele país execução similar a do SEBRAE no Brasil, de fomento ao empreendedorismo e de estímulo aos pequenos negócios. O conselheiro Fábio Avancini, que na ocasião representou o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS, Carlos Sperotto, ressaltou que, com a parceria, “a UCPel levará da Itália conhecimento avançado que será revertido em benefício dos empreendedores da região Sul”.

O conselheiro Fábio Avancini (segundo à esq.) representou o presidente Carlos Sperotto no ato (Foto: SEBRAE/RS)Para o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, que também acompanha a missão, fazer parcerias em prol do apoio aos empreendedores é fundamental. “Precisamos de conhecimento para desenvolvermos regiões com alto nível de potencialidades. E acreditamos que podemos fazer mais com boas alianças, pois não sabemos e não pretendemos fazer nada sozinhos”, acrescentou.

Durante a solenidade, o reitor da UCPEL manifestou o desejo de ver as universidades irmãs trabalhando em conjunto. A aliança busca estimular o compartilhamento de conhecimento para o desenvolvimento das duas regiões. Já, o reitor da Universidade Católica del Sacro Cuore, Franco Anelli, destacou a importância de aplicar o conhecimento gerado nas pesquisas científicas na solução dos problemas das empresas da região.

O Cônsul Geral do Brasil em Milão, embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, também participou do evento e disse que o empreendedorismo da pequena empresa é o que a Itália faz de melhor. “Nessa aliança entre as Universidades e o SEBRAE/RS, temos uma grande oportunidade que deve ser multiplicada e o Consulado está à disposição para ajudar no que for necessário”, afirmou.

Visitas técnicas
A delegação gaúcha, integrada por representantes da UCPEL e do SEBRAE/RS, também fez visitas a cooperativas, empresas e instituições parceiras. Acompanhados pelo diretor da Altis, Fábio Antoldi, os participantes da missão conheceram o modelo de atuação da universidade italiana junto as empresas da região, em projetos de ciências agrárias, alimentares e ambientais. “A universidade investe em pesquisas aplicadas, buscando soluções para os negócios que, por sua vez, investem cada vez mais em inovação e na busca de melhores índices de produtividade”, relatou Antoldi. Um dos exemplos, também visitado pelos gaúchos, foi o da Cooperativa Plac, que produz aproximadamente 400 quilos de queijo grana padano por dia e comercializa para todo mundo. Um exemplo de empreendedorismo que pode servir de inspiração para os empresários gaúchos.

O grupo segue em agendas por Milão conhecendo modelos de promoção e desenvolvimento sustentável do sistema econômico local e trabalhando na elaboração de um plano de trabalho dos projetos que surgirão a partir da parceria firmada entre as universidades.

Programa Líder
O Programa LIDER foi criado pelo SEBRAE/RS com o objetivo estimular o desenvolvimento das regiões Campanha, Fronteira Oeste e Sul, as mais deprimidas do Rio Grande do Sul e cuja economia representa 10,6% do PIB do Estado, através de suas lideranças

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Julho de 2018

O “Uber” das diaristas

SAIBA MAIS

 

20 de Julho de 2018

Gaúchos vendem mais de R$ 8 milhões na Francal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/07/2018 09:58

Sebrae realiza seminário sobre Junta Digital em Lagoa Vermelha

Sebrae RS Podcast 17/07/2018 18:29

Sebrae em Pelotas promove a Sessão de Crédito para micro e pequenas empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: