Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI SEI credito Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Pelotas se adapta à Medida Provisória da Liberdade Econômica – MP 881/2019

Com sistema informatizado e parceria do Sebrae RS, o licenciamento de empresas de baixo risco é liberado no dia em que o pedido é feito

atualizado em: 04/07/19

Da Redação

COMPARTILHE
Pelotas se adapta à Medida Provisória da Liberdade Econômica - MP 881/2019

A MP extingue a necessidade de alvarás e licenças para 287 atividades consideradas de baixo risco.

A analista societária do Escritório de Contabilidade Sertec, de Pelotas, Leci Maria Heller, se surpreendeu ao perceber que o certificado de funcionamento solicitado por ela no site da prefeitura na manhã do dia 10 de junho foi emitido imediatamente, possibilitando que, na mesma tarde, o microempreendedor para quem ela pedirá o documento já emitisse notas. Isso foi possível porque o município do Sul do Estado é um dos primeiros a emitir alvarás baseado na Medida Provisória da Liberdade Econômica (MP 881).

A edição da MP, em 30 de abril, é parte dos esforços do Governo Federal para desburocratizar o processo de abertura e legalização de empresas. “Essa MP dispensa qualquer tipo de alvará e licença nos municípios, a não ser, claro, o CNPJ e as inscrições estadual e municipal. Ela extingue a necessidade de alvarás e licenças para 287 atividades consideradas de baixo risco, de acordo com a Resolução 51 do CGSIM”, explica o gestor estadual da Redesimples no Sebrae RS, Marcio Francisco Benedusi. “Esta medida provisória valoriza a liberdade do empreendedor e vai proporcionar a retomada do desenvolvimento econômico, beneficiando principalmente as micro e pequenas empresas”, acrescenta.

Um dos princípios da MP, que tem validade provisória, já que tramita no Congresso Nacional, é a presunção de liberdade no exercício das atividades econômicas e da boa-fé do empreendedor, que é beneficiado pela agilidade, mas se compromete em respeitar a legislação. Para a implantação do processo em Pelotas, o Sebrae RS, através da Sala do Empreendedor da prefeitura, prestou consultorias e auxiliou o município a dar andamento ao encaminhamento online de alvarás e certificados de funcionamento.

Diego Knorr, diretor de desenvolvimento da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, explica que a MP 881 entrou em vigor quando o município já trabalhava na implantação do serviço de emissão de alvará online. “A MP diz que não precisa ato normativo, mas tem que se regularizar a parte tributária. O nosso sistema já é tributário, faz a leitura em cima da Redesimples, identifica se a pessoa se enquadra e migra toda a estrutura aberta na Junta Comercial. Identifica se é uma empresa de baixo risco e se ela se enquadra na MP”, detalha o diretor. Em caso positivo, o empreendedor recebe, no mesmo dia, o certificado de funcionamento, uma garantia de que tudo está dentro da lei. O cadastro garante ao município controle fiscal e respeito às questões tributárias.

Knorr comenta que a preocupação inicial era em como conceder liberação de funcionamento dentro das regras da MP 881 e, ao mesmo tempo fiscalizar e regularizar a situação tributária das empresas. A solução foi a emissão do certificado. O Sebrae RS, acrescenta o diretor, foi parceiro desde o início do projeto, com ações práticas, consultorias e apoio institucional. “Nos possibilitou conhecer o que era feito em outros municípios e Estados e nos ajudou desde o início da construção do sistema, passando por fluxo de processos até chegar à informatização total”, avalia o diretor. Agora, o município é referência, procurado por outras administrações municipais que buscam conhecer o que foi implantado por lá.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

03 de Julho de 2020

Doces de Pelotas são vendidos online nas comemorações de aniversário do município

SAIBA MAIS

 

03 de Julho de 2020

Empresa de São Leopoldo aposta em novas maneiras de venda para driblar crise

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: