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Gaúchos na maior semana de moda do País

atualizado em: 19/10/15

Da Redação

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Segunda etapa do convênio “Contextualizar na Moda II” acontecerá durante a 40ª edição do SPFW

Da Redação

Doleiras são um dos destaques da La Plage na São Paulo Fashion Week (Foto: Divulgação)

São Paulo – Donos de micro e pequenas empresas de todo o Brasil vão participar da maior semana de moda do hemisfério Sul ao lado de marcas e estilistas renomados. A 40ª edição da São Paulo Fashion Week, que se iniciou domingo (18) e segue até 23 de outubro na Bienal do Parque Ibirapuera na capital paulista, vai receber uma missão técnica de 130 pequenos empresários e gestores técnicos do SEBRAE de todo o Brasil para uma imersão nos bastidores do evento. O Rio Grande do Sul será representado na semana de moda pela marca independente de acessórios para viagens, La Plage.

A ação faz parte da segunda etapa do convênio firmado entre o SEBRAE e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), o Contextualizar na Moda II. Na companhia dos técnicos do SEBRAE, empresários de diversos estados brasileiros vão cumprir uma agenda intensa durante o SPFW com visitas ao backstage de desfiles, encontros com especialistas em comportamento de consumo e tendências para acompanhar desfiles ao vivo comentados, além de encontros com diretoria e presidência de grandes grupos de moda. Nessa edição será realizada uma visita a Vicunha, uma das maiores indústrias têxteis do mundo. Os participantes também contarão com um espaço na Casa SPFW dedicado ao relacionamento e troca de conhecimento durante o evento.

FFWShop

Em três anos, a parceria entre SEBRAE e In-Mod já beneficiou mais de mil empreendedores, dentre eles cerca de 100 marcas que estiveram presentes no evento por meio do FFWShop – loja Pop up de design e acessórios com curadoria assinada pelo SPFW e instalada no evento. Este ano, 24 micro e pequenas empresas provenientes de 12 Estados (ES, SP, RJ, MG, GO, PR, RS, SC, PA, PI, TO e PE) e do Distrito Federal foram selecionadas para expor seus produtos. Mais que a comercialização em si, a exposição na loja conceito permite aos empresários atingir um novo patamar de divulgação para seus produtos e sua marca.

“Ter sua marca atrelada ao SPFW pode se tornar um grande diferencial, em função do aval de marca conferido pela credibilidade e respeito que o evento tem no mercado. Cada empresa que participa desta atividade receberá feedback da curadoria sobre seus produtos, visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos mesmos, para que tenham condições de estar presentes em edições futuras”, destaca Roberta Aviz, coordenadora nacional da indústria da moda do SEBRAE.

Criada em 2013, em Porto Alegre, pela designer gaúcha Fernanda Zimmer Seelig, a La Plage é especializada em acessórios para pequenas viagens, como bolsas, nécessaires, mochilas e pequenas malas. Todas as peças são produzidas com técnicas manuais e com a produção regional. “Iniciei um projeto paralelo que acabou dando certo. Já tive outras duas empresas, uma de acessórios de 2006 a 2007 e outra de roupas de 2011 até 2013. Mas eu queria criar algo descolado e que eu conseguisse ter qualidade de vida e ter mais liberdade com meu tempo”, conta Fernanda.

A inspiração das peças vem das praias francesas, da natureza, das culturas e da sensação de liberdade que “sentimos quando estamos viajando mundo afora”. Atualmente, a empresa tem duas linhas de produtos, a Riviera (descolada), formada por malas de fim de semana, bolsas, bolsas de praia, nécessaires, doleiras e afins, e a Brigitte Bardot (cocktail) que são acessórios mais sofisticados e com os metais banhados a ouro.

Os produtos já fazem sucesso na capital gaúcha, onde são revendidos em três lojas conceituadas da cidade. Mas Fernanda Seelig quer ampliar esse reconhecimento. “Temos uma loja virtual onde já vendemos para o restante do país. Queremos ficar conhecidos até no exterior”, diz. Para o São Paulo Fashion Week ela vai levar as doleiras, os porta-passaporte e as nécessaires que fazem sucesso em Porto Alegre.

Sobre o convênio

O Contextualizar na Moda surgiu da necessidade de inserir as micro e pequenas empresas brasileiras no mercado de alto valor agregado da moda. As empresas escolhidas participam de uma programação intensa de consultorias, capacitações, palestras e participações em feiras, workshops e exposições, tendo acesso inclusive aos bastidores do São Paulo Fashion Week (SPFW), a maior semana de moda do hemisfério Sul.

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