Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei CREDITO sei Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Pequenos negócios de alimentação pretendem investir nos próximos anos

Maioria dos empreendedores quer melhorar o atendimento ao cliente, o marketing e a interação nas redes sociais

atualizado em: 19/10/17

Da Redação

COMPARTILHE

Dados de uma pesquisa do SEBRAE com pequenos negócios do segmento de alimentação mostra que 86% pretendem fazer investimento nos próximos anos, o que pode indicar otimismo em relação à recuperação da economia brasileira. As áreas citadas como preferenciais para os investimentos são melhoria do atendimento ao cliente (56%), marketing (53%) e nas redes sociais (50%). Uma parcela dos empreendedores (38%) quer inovar no modelo de negócio e há boa disposição (32%) para aprimorar a área digital, como o uso de aplicativos e softwares de gestão.

Mais da metade dos pequenos negócios pesquisados pretende investir em melhoria do atendimento ao cliente (Foto: Banco de Imagens)

Considerando todos os negócios avaliados, a pesquisa mostra que 48% das empresas são jovens, com idade entre três e sete anos de existência – as mais antigas, com mais de dez anos no mercado, correspondem a 25% da amostragem. Houve maior concentração de empresas criadas entre 2010 e 2014, período marcado por expansão econômica e realização de grandes eventos no País.

Segundo a pesquisa, as despesas com funcionários e aluguel são os itens que mais impactam no custo operacional do negócio. “O levantamento sobre o perfil do empreendedor atendido pelo SEBRAE no segmento de alimentação fora do lar é essencial para atuarmos de forma mais assertiva junto aos pequenos negócios e, a partir das informações, orientar e apoiar os empresários”, diz a diretora técnica da instituição, Heloisa Menezes.

De acordo com os entrevistados, o custo de devolução de entregas do delivery tem pouco impacto no faturamento do negócio – 50% informaram valores inferiores a 1%. Os principais motivos de devolução de entrega são endereço não identificado (31%) e pedido incorreto (28%). Outros 27% estão relacionados ao tempo de espera e trote. Ao ordenar as principais dificuldades na rotina de gestão do negócio, os empresários elencaram: gestão financeira, fluxo de caixa e gestão de pessoas.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: