Mais buscados: Mei crEdito Sei Boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
A chegada da Missão Empresarial gaúcha ao primeiro dia da Feira de Hannover 2018, na Alemanha, provocou forte impacto junto aos empreendedores que representam as 12 micro e pequenas empresas integrantes do grupo coordenado pelo Sebrae RS em parceria com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Na agenda dessa segunda-feira, 23 de abril, além da interação no estande conjunto proporcionado pela Confederação Nacional da Indústria e a Apex-Brasil, houve uma visitação técnica à gigante Siemens, uma verdadeira referência em máquinas e equipamentos. A viagem se estende até o dia 27 e a missão possui mais de 80 pessoas de diferentes empresas, instituições e imprensa brasileira.
O técnico do Sebrae RS Fabiano Dallacorte, que acompanha os pequenos negócios no evento, relata uma experiência de aprendizado rica e bastante interessada por parte dos empreendedores gaúchos. “Em Hannover estão reunidos os mais importantes lançamentos em inovação industrial. Como temos a participação conjunta com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), os momentos para compreender as tecnologias se tornam ainda mais relevantes. Um exemplo é a questão da logística quando uma pequena empresa fornece para uma grande. Com a integração de informações e processos, esse empresário consegue se antecipar e produzir alguma peça bem antes do pedido ser realizado”, explica.
Felipe Marcolin, que acompanha o grupo em nome do Senai-RS, aponta que entre os destaques que devem estar no radar das indústrias visitantes da Feira está a produção totalmente integrada de processos entre diferentes fornecedores de uma empresa. Isso se dá por vias de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TICs). “O conceito de Indústria 4.0 abrange em todas as suas ideias a questão da internet atuando como ferramenta que nasce junto a novos produtos. Ainda assim, trata-se, no geral, de integração total entre máquinas e humanos a serviço de eficiência, de economia, de qualidade, etc.”, complementa Dallacorte.
Na programação do segundo dia, portanto, os circuitos guiados no evento continuam focados em TICs, e acrescentam a questão da automação industrial e da chamada Internet Industrial. Conforme a organização da Feira de Hannover, o tema geral proposto na edição 2018 tem a ver com conectar e colaborar, com a apresentação de tendências, oportunidades de negócios e networking. Haverá também oportunidades sobre o mercado do México, o país parceiro da vez. No centro de exposições da cidade alemã o espaço será dividido em cinco feiras diferentes dentro de uma: Automação Integrada, Movimento e Direção; Indústria Digital; Energia; Fornecimento Industrial e Pesquisa & Tecnologia. Em 2017, o evento contou com 6,5 mil expositores e 225 mil visitantes.
Confira as micro e pequenas empresas selecionadas pelo Sebrae RS para a Feira de Hannover:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.