Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO sei Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Pequenos negócios geram 90% dos empregos em junho

atualizado em: 05/08/13

Da Redação

COMPARTILHE

Resultado apresenta crescimento de mais de 38% se comparado com o mês anterior

Alessandra Pires

Todos os setores da economia computaram saldo positivo, mas Serviços tem sido o principal empregador no país (Foto: Banco de Imagens)

Brasília – As micro e pequenas empresas foram responsáveis por 90% dos empregos líquidos – resultado total menos as demissões – gerados em junho. Dos 123.836 postos de trabalho criados no sexto mês do ano, os pequenos negócios empregaram 111.033 pessoas, as médias e grandes empresas, 11.555, e a Administração Pública, 1.248. Se comparado com maio, houve um aumento de 38,3% na abertura de novos postos de trabalhos pelas empresas de pequeno porte.

Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, os levantamentos mensais feitos pela instituição com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), reforçam uma tendência. “Há muitos anos, os pequenos negócios têm comprovado sua importância na manutenção e impulsão da economia brasileira. Tenho certeza de que as micro e pequenas empresas continuarão a sustentar a geração de empregos no país nos próximos meses”.

O Sudeste continua sendo a região com o melhor resultado do país, apesar do Espírito Santo ter sido o único estado que teve saldo negativo de 1,6 mil postos de trabalho. Em junho, a região foi responsável por cerca de 65 mil novas vagas, o que representa 58,54% do total de empregos gerados pelos pequenos negócios. Minas Gerais, pelo segundo mês consecutivo, lidera o ranking dos estados brasileiros na formalização de empregos, com um pouco mais de 33 mil contratações. Ainda com relação às regiões, o Nordeste e o Sul ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares.

Todos os setores da economia computaram saldo positivo de geração de empregos pelos pequenos negócios, mas Serviços, desde novembro do ano passado, tem sido o principal empregador no país. Em junho, mais de 42 mil pessoas conseguiram uma vaga nesse segmento, sendo que quase 40% estão trabalhando em atividades ligadas à comercialização e administração de imóveis, hospedagens e alimentação.

Junho também foi o segundo mês consecutivo que o setor de Agropecuária ocupa a vice-liderança em número de postos de trabalho. A maioria das 29,5 mil novas vagas desse setor foi criada nas culturas de café e laranja e nas atividades de apoio à agricultura. “Há dois meses, grande parte dos empregos gerados na região Sudeste são desse setor, que é essencial para o desenvolvimento social e econômico brasileiro. Minas Gerais é um dos maiores produtores de café do país. Isso explica também porque o estado lidera as contratações do último bimestre”, assinala Barretto.

 

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300
(61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Abril de 2024

Sala do Empreendedor de Encruzilhada do Sul apresenta palestra: simplificando o MEI e serviços essenciais

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: