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Da Redação
Santa Maria – Conhecida por ser sede de uma das universidades federais mais importantes do Brasil, Santa Maria demonstra que se tornou também uma cidade produtiva no quesito educação. Isso está demonstrado no trabalho Perfil das Cidades Gaúchas, uma publicação digital exclusiva, elaborada pelo SEBRAE/RS, a partir da compilação de 45 dados econômicos, populacionais, educacionais, de consumo e de saúde. O material, organizado em gráficos e comparativos, está disponível no site do SEBRAE/RS.
Na área de educação, o estudo dos dados aponta que a evolução desses indicadores, entre 1991 e 2010, foi considerável, reduzindo a população analfabeta em quase 60%. Outro índice representativo é que a população com ensino superior completo chegou a 14% do total, “um percentual alto quando comparado a outros municípios semelhantes”, destaca Andréia Grätsch do Nascimento, técnica da Gerência Estratégica do SEBRAE/RS, responsável pelo projeto Perfil das Cidades Gaúchas. Além da UFSM, houve um incremento enorme de instituições de ensino privadas, tornando a região um verdadeiro polo universitário. A base de dados é o CENSO de 2010, do IBGE.
O trabalho completo do SEBRAE/RS foi realizado como uma potencial ferramenta que pode ajudar na tomada de decisões sobre rumos e investimentos tanto de governos quanto da área empresarial. “O SEBRAE/RS vem atuando fortemente em programas de políticas públicas para estimular o desenvolvimento dos municípios”, informa André Campos, gerente de Gestão Estratégica do SEBRAE/RS. “O Perfil das Cidades Gaúchas pode sustentar estratégias que levam à melhoria de ambiente da economia, da saúde e da educação e torná-lo mais propício para as micro e pequenas empresas e para toda a comunidade”, destaca.
Comércio e serviços são relevantes
Pela publicação, ganha força a imagem de que Santa Maria tem um perfil consumidor interessante. O potencial de consumo da cidade chega a ser o 4º maior do Rio Grande do Sul com R$ 6,6 bilhões no ano de 2016. A classe de rendimento B2 (classe social que possui renda familiar média de R$ 4.427,36) é responsável por R$ 2,2 bilhões, 34% do total. “O potencial de consumo representa a capacidade de consumo anual da população residente de uma localidade. Nesse caso, a fonte dos dados é o IPC Marketing”, explica Andréia, do SEBRAE/RS.
A origem do mapeamento
O Perfil das Cidades começou a ser elaborado como piloto em julho de 2015 para as regionais “Sul” e “Campanha e Fronteira Oeste” do SEBRAE/RS. As primeiras publicações foram entregues aos municípios dessas regiões, que já estão participando de um programa de desenvolvimento regional e estão auxiliando na tomada de decisões das lideranças e do poder público. “A partir de uma base de indicadores em comum, decidimos estender o levantamento a todos os 497 municípios do Estado. São informações provenientes de diversas fontes e alguns divulgados publicamente pela primeira vez, como é o caso dos rankings de potencial de consumo e de compras públicas”, detalha o gerente. Os dados serão atualizados anualmente e acrescidos de novos indicadores, sempre que forem relevantes para a análise completa das cidades.
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