Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI Sei Crédito consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Pesquisa indica satisfação e oportunidades para a cadeia de fornecedores de Esteio

Estudo realizado pela Prefeitura Municipal integra plano de ações do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS

atualizado em: 08/09/21

Da Redação

COMPARTILHE

Os dados não deixam dúvida: Esteio cada vez mais fortalece sua vocação empreendedora. Com uma adesão recorde, uma pesquisa recente elaborada pelo Sebrae RS em parceria com a Prefeitura Municipal revelou não somente um elevado índice de satisfação entre fornecedores locais como grande oportunidades de negócios para empresas que possuem interesse em atuar junto ao Poder Público nas esferas de prestação de serviços e aquisições.

 

Realizada de forma online nos meses de junho e julho, a pesquisa integra um robusto conjunto de ações do Eixo de Compras Governamentais do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS o qual tem o objetivo de propor soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Um dos indicativos mais evidentes do engajamento dos agentes de desenvolvimento local está na adesão à pesquisa, a qual captou um total de 192 respostas sendo 121 exclusivas de empresas não fornecedoras da prefeitura, o que indica uma grande oportunidades e interesse para a expansão dos negócios regionais. ‘‘Os resultados confirmam o profissionalismo e a excelência com que a Prefeitura conduz e fomenta ações empreendedoras’’, avalia o consultor do Sebrae RS, Lourenço Mayer.

 

Segundo ele, outro dado expressivo se refere à satisfação dos fornecedores ativos em relação a prazos de pagamentos: a pesquisa indica que mais de 75% dos respondentes afirmaram que recebem, no máximo, em até 30 dias a partir da apresentação da nota fiscal: 33,8% disseram receber entre 20 e 30 dias, 25,4% disseram receber entre 10 e 20 dias, 16,9% disseram receber em até 10 dias.

 

Em relação ao perfil empreendedor de Esteio, o estudo indica grandes oportunidades para a cadeia produtiva local. Entre os não fornecedores, a pesquisa indicou que 76% são empresas domiciliadas em Esteio e 24% são empresas sediadas fora do município. Ainda neste grupo de potenciais fornecedores, em relação ao porte dos negócios, 46,3% dos respondentes configuram-se como Microempreendedores Individuais (MEI), 28,1% são Microempresas (ME) e 19% são Empresas de Pequeno Porte (EPPs). Apenas 2,5% são empresas de maior porte, com faturamento acima de R$ 3.600.000,00/ano.

 

Em Esteio, o trabalho em conjunto tem sido parte da receita de fortalecimento do empreendedorismo local. A Diretoria de Compras do município vem desde junho realizando capacitações e encontros online com as secretarias com a finalidade de adequar, corrigir e tornar mais célere e de qualidade os processos de compras.

 

‘‘O programa Cidade Empreendedora, nos auxiliou a elencarmos nossas prioridades, observando os pontos que temos de alerta, para que seja possível atuarmos ampliando os participantes nos nossos certames, bem como qualificando o serviço prestado aos munícipes. Qualquer município acha que sabe seus pontos de alerta. Com a pesquisa todos são mais visíveis e norteiam o caminho correto e mais certeiro a seguir’’, destaca a diretora de Compras, Priscila Moreira Lucas.

 

Sobre o Cidade Empreendedora

Desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora conta com quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora. No primeiro eixo, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Finalmente, o quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e estudantes.

 

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Saiba mais em cidadeempreendedora.sebraers.com.br/.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

21 de Setembro de 2021

Sebrae em novo endereço

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2021

Para dar água na boca

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 01/09/2021 18:00

Sebrae RS apresenta mais uma edição da batalha de startups, no Insight Sul

Sebrae RS Podcast 24/08/2021 16:00

Sebrae RS e PUC-RS lançam HUB Phygital

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: