Mais buscados: Mei crEdito SEI Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Os dados não deixam dúvida: Esteio cada vez mais fortalece sua vocação empreendedora. Com uma adesão recorde, uma pesquisa recente elaborada pelo Sebrae RS em parceria com a Prefeitura Municipal revelou não somente um elevado índice de satisfação entre fornecedores locais como grande oportunidades de negócios para empresas que possuem interesse em atuar junto ao Poder Público nas esferas de prestação de serviços e aquisições.
Realizada de forma online nos meses de junho e julho, a pesquisa integra um robusto conjunto de ações do Eixo de Compras Governamentais do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS o qual tem o objetivo de propor soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Um dos indicativos mais evidentes do engajamento dos agentes de desenvolvimento local está na adesão à pesquisa, a qual captou um total de 192 respostas sendo 121 exclusivas de empresas não fornecedoras da prefeitura, o que indica uma grande oportunidades e interesse para a expansão dos negócios regionais. ‘‘Os resultados confirmam o profissionalismo e a excelência com que a Prefeitura conduz e fomenta ações empreendedoras’’, avalia o consultor do Sebrae RS, Lourenço Mayer.
Segundo ele, outro dado expressivo se refere à satisfação dos fornecedores ativos em relação a prazos de pagamentos: a pesquisa indica que mais de 75% dos respondentes afirmaram que recebem, no máximo, em até 30 dias a partir da apresentação da nota fiscal: 33,8% disseram receber entre 20 e 30 dias, 25,4% disseram receber entre 10 e 20 dias, 16,9% disseram receber em até 10 dias.
Em relação ao perfil empreendedor de Esteio, o estudo indica grandes oportunidades para a cadeia produtiva local. Entre os não fornecedores, a pesquisa indicou que 76% são empresas domiciliadas em Esteio e 24% são empresas sediadas fora do município. Ainda neste grupo de potenciais fornecedores, em relação ao porte dos negócios, 46,3% dos respondentes configuram-se como Microempreendedores Individuais (MEI), 28,1% são Microempresas (ME) e 19% são Empresas de Pequeno Porte (EPPs). Apenas 2,5% são empresas de maior porte, com faturamento acima de R$ 3.600.000,00/ano.
Em Esteio, o trabalho em conjunto tem sido parte da receita de fortalecimento do empreendedorismo local. A Diretoria de Compras do município vem desde junho realizando capacitações e encontros online com as secretarias com a finalidade de adequar, corrigir e tornar mais célere e de qualidade os processos de compras.
‘‘O programa Cidade Empreendedora, nos auxiliou a elencarmos nossas prioridades, observando os pontos que temos de alerta, para que seja possível atuarmos ampliando os participantes nos nossos certames, bem como qualificando o serviço prestado aos munícipes. Qualquer município acha que sabe seus pontos de alerta. Com a pesquisa todos são mais visíveis e norteiam o caminho correto e mais certeiro a seguir’’, destaca a diretora de Compras, Priscila Moreira Lucas.
Sobre o Cidade Empreendedora
Desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora conta com quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora. No primeiro eixo, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Finalmente, o quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e estudantes.
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Saiba mais em cidadeempreendedora.sebraers.com.br/.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.