Mais buscados: MEI CRÉDITO sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Os empreendedores se renderam à internet e estão fazendo dela seu principal meio para se comunicar e aumentar a visibilidade junto aos clientes. Prova disso está na pesquisa “Transformação Digital nas MPE”, realizada pelo Sebrae entre abril e junho deste ano, e que identificou a informatização das micro e pequenas empresas. O levantamento ouviu 6.022 empresários de todo País, entre os meses de abril e junho, e identificou que 82% dos empreendedores acessam a web e que o aplicativo mais utilizado é o WhatsApp, com 75% das citações.
A pesquisa mostra que a internet se tornou essencial para as empresas. E no Rio Grande do Sul esta realidade não é diferente. Por aqui, 73% dos pesquisados revelaram que utilizam o WhatsApp como ferramenta de negócios. Além disso, metade das MPEs informou que possui fanpage no Facebook, atrás apenas de Santa Catarina, com 54%. O percentual de empresários que acessa a internet por aqui é de 83%, o que coloca o Estado na 8ª colocação. Nesse quesito, o primeiro lugar também fica com o Estado vizinho, com 89%. Por trás dos números e da rivalidade regional, a explicação pode estar no alcance e conexão de qualidade. Enquanto Santa Catarina e Paraná tem 100% das cidades atendidas por fibra ótica, no Rio Grande do Sul esse percentual é de apenas 65,4% dos municípios, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Avanço nacional
De maneira geral, a pesquisa do Sebrae evidencia que as empresas estão conectadas e atentas aos avanços das redes sociais e às possibilidades a partir da rede mundial de computadores. Nos últimos três anos, a proporção de empresas com página na internet mais do que dobrou, passando de 11% para 27% das MPEs, sendo que o maior avanço ocorreu no uso das ferramentas digitais, em especial do WhatsApp e do Facebook. A quantidade de empresas com perfil no Facebook passou de 37% para 40%, enquanto o WhatsApp é usado por 72% do setor para se comunicar com clientes, principalmente para disponibilizar informação de produtos ou serviços (59%), atender o cliente online e fazer vendas (43%). O Facebook é usado para os mesmos fins, porém, em menor intensidade (respectivamente 37%, 24% e 17%). Atualmente, 73% dos MEI, 91% das Microempresas e 99% dos empresários de pequeno porte acessam a internet e o fazem predominantemente por meio do celular e do computador na empresa.
O Sebrae na Transformação Digital
Para atender os pequenos negócios, o Sebrae desenvolve projeto de Transformação Digital, que tem como base gerar valor para os pequenos negócios, fornecedores e parceiros, se tornando um grande hub de soluções aos empresários e potenciais empreendedores. O sistema desenvolvido pela instituição é uma plataforma para promover agilidade, inteligência, reduzir custos, aumentar a capacidade de atendimento e de relacionamento com os donos de pequenos negócios. A proposta visa abranger e integrar os eixos de atuação estabelecidos no mapa estratégico da organização, que são a Competitividade dos Pequenos Negócios, a Competitividade Estrutural e Sistêmica, o Estímulo ao Empreendedorismo e a Excelência na Gestão.
PRINCIPAIS NÚMEROS DA PESQUISA
Brasil
Rio Grande do Sul
Os aplicativos mais utilizadas pelos empreendedores no País:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
14 de Novembro de 2024Artesãos concluem capacitações em design e artesanato com formatura no Bairro Tancredo Neves, em Santa Maria
SAIBA MAIS13 de Novembro de 2024
Sebrae RS participa em Porto Alegre da primeira feira internacional de saúde da Região Sul do Brasil
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.