Mais buscados: mei Credito SEI boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Os empreendedores se renderam à internet e estão fazendo dela seu principal meio para se comunicar e aumentar a visibilidade junto aos clientes. Prova disso está na pesquisa “Transformação Digital nas MPE”, realizada pelo Sebrae entre abril e junho deste ano, e que identificou a informatização das micro e pequenas empresas. O levantamento ouviu 6.022 empresários de todo País, entre os meses de abril e junho, e identificou que 82% dos empreendedores acessam a web e que o aplicativo mais utilizado é o WhatsApp, com 75% das citações.
WhatsApp é usado pela maioria das Micro e Pequena Empresas
A pesquisa mostra que a internet se tornou essencial para as empresas. E no Rio Grande do Sul esta realidade não é diferente. Por aqui, 73% dos pesquisados revelaram que utilizam o WhatsApp como ferramenta de negócios. Além disso, metade das MPEs informou que possui fanpage no Facebook, atrás apenas de Santa Catarina, com 54%. O percentual de empresários que acessa a internet por aqui é de 83%, o que coloca o Estado na 8ª colocação. Nesse quesito, o primeiro lugar também fica com o Estado vizinho, com 89%. Por trás dos números e da rivalidade regional, a explicação pode estar no alcance e conexão de qualidade. Enquanto Santa Catarina e Paraná tem 100% das cidades atendidas por fibra ótica, no Rio Grande do Sul esse percentual é de apenas 65,4% dos municípios, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Avanço nacional
De maneira geral, a pesquisa do Sebrae evidencia que as empresas estão conectadas e atentas aos avanços das redes sociais e às possibilidades a partir da rede mundial de computadores. Nos últimos três anos, a proporção de empresas com página na internet mais do que dobrou, passando de 11% para 27% das MPEs, sendo que o maior avanço ocorreu no uso das ferramentas digitais, em especial do WhatsApp e do Facebook. A quantidade de empresas com perfil no Facebook passou de 37% para 40%, enquanto o WhatsApp é usado por 72% do setor para se comunicar com clientes, principalmente para disponibilizar informação de produtos ou serviços (59%), atender o cliente online e fazer vendas (43%). O Facebook é usado para os mesmos fins, porém, em menor intensidade (respectivamente 37%, 24% e 17%). Atualmente, 73% dos MEI, 91% das Microempresas e 99% dos empresários de pequeno porte acessam a internet e o fazem predominantemente por meio do celular e do computador na empresa.
O Sebrae na Transformação Digital
Para atender os pequenos negócios, o Sebrae desenvolve projeto de Transformação Digital, que tem como base gerar valor para os pequenos negócios, fornecedores e parceiros, se tornando um grande hub de soluções aos empresários e potenciais empreendedores. O sistema desenvolvido pela instituição é uma plataforma para promover agilidade, inteligência, reduzir custos, aumentar a capacidade de atendimento e de relacionamento com os donos de pequenos negócios. A proposta visa abranger e integrar os eixos de atuação estabelecidos no mapa estratégico da organização, que são a Competitividade dos Pequenos Negócios, a Competitividade Estrutural e Sistêmica, o Estímulo ao Empreendedorismo e a Excelência na Gestão.
PRINCIPAIS NÚMEROS DA PESQUISA
Brasil
Rio Grande do Sul
Os aplicativos mais utilizadas pelos empreendedores no País:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
27 de Março de 2025Experiência de Harmonização do Sebrae na Expoagro Afubra Impulsiona Vendas e Fortalece Relação entre Agroindústrias e Consumidores
SAIBA MAIS27 de Março de 2025
Garibaldi avança na construção de seu Ecossistema de Inovação com o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Varejo do futuro, loja física e insights da NRF são destaques na nova temporada do Plano de Voo
Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.