Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei MEI credito Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Pesquisa revela que WhatsApp é usado por mais de 70% das MPEs

Levantamento do Sebrae aponta aumento do uso de ferramentas digitais para divulgação e relacionamento com clientes. Facebook também é destaque e 50% dos pequenos negócios gaúchos têm página nesta rede social

24/07/18

Da Redação

COMPARTILHE

Os empreendedores se renderam à internet e estão fazendo dela seu principal meio para se comunicar e aumentar a visibilidade junto aos clientes. Prova disso está na pesquisa “Transformação Digital nas MPE”, realizada pelo Sebrae entre abril e junho deste ano, e que identificou a informatização das micro e pequenas empresas. O levantamento ouviu 6.022 empresários de todo País, entre os meses de abril e junho, e identificou que 82% dos empreendedores acessam a web e que o aplicativo mais utilizado é o WhatsApp, com 75% das citações.

Pesquisa revela que WhatsApp é usado por mais de 70% das MPEs

WhatsApp é usado pela maioria das Micro e Pequena Empresas

A pesquisa mostra que a internet se tornou essencial para as empresas. E no Rio Grande do Sul esta realidade não é diferente. Por aqui, 73% dos pesquisados revelaram que utilizam o WhatsApp como ferramenta de negócios. Além disso, metade das MPEs informou que possui fanpage no Facebook, atrás apenas de Santa Catarina, com 54%. O percentual de empresários que acessa a internet por aqui é de 83%, o que coloca o Estado na 8ª colocação. Nesse quesito, o primeiro lugar também fica com o Estado vizinho, com 89%. Por trás dos números e da rivalidade regional, a explicação pode estar no alcance e conexão de qualidade. Enquanto Santa Catarina e Paraná tem 100% das cidades atendidas por fibra ótica, no Rio Grande do Sul esse percentual é de apenas 65,4% dos municípios, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Avanço nacional

De maneira geral, a pesquisa do Sebrae evidencia que as empresas estão conectadas e atentas aos avanços das redes sociais e às possibilidades a partir da rede mundial de computadores.  Nos últimos três anos, a proporção de empresas com página na internet mais do que dobrou, passando de 11% para 27% das MPEs, sendo que o maior avanço ocorreu no uso das ferramentas digitais, em especial do WhatsApp e do Facebook. A quantidade de empresas com perfil no Facebook passou de 37% para 40%, enquanto o WhatsApp é usado por 72% do setor para se comunicar com clientes, principalmente para disponibilizar informação de produtos ou serviços (59%), atender o cliente online e fazer vendas (43%). O Facebook é usado para os mesmos fins, porém, em menor intensidade (respectivamente 37%, 24% e 17%). Atualmente, 73% dos MEI, 91% das Microempresas e 99% dos empresários de pequeno porte acessam a internet e o fazem predominantemente por meio do celular e do computador na empresa.

O Sebrae na Transformação Digital

Para atender os pequenos negócios, o Sebrae desenvolve projeto de Transformação Digital, que tem como base gerar valor para os pequenos negócios, fornecedores e parceiros, se tornando um grande hub de soluções aos empresários e potenciais empreendedores. O sistema desenvolvido pela instituição é uma plataforma para promover agilidade, inteligência, reduzir custos, aumentar a capacidade de atendimento e de relacionamento com os donos de pequenos negócios. A proposta visa abranger e integrar os eixos de atuação estabelecidos no mapa estratégico da organização, que são a Competitividade dos Pequenos Negócios, a Competitividade Estrutural e Sistêmica, o Estímulo ao Empreendedorismo e a Excelência na Gestão.

PRINCIPAIS NÚMEROS DA PESQUISA

Brasil

  • Na comparação com 2015, o uso de computadores nas empresas passou de 56% para 57% no caso dos MEIs, de 83% para 89% das MEs e de 94% para 97% das EPPs.
  • 73% dos MEIs, 91% das MEs e 99% dos empresários das EPPs acessam a internet no negócio, predominantemente por meio do celular e do computador na empresa.
  • A proporção de empresas com página na web mais do que dobrou, passando de 11% para 27% das MPEs.
  • A proporção de empresas com perfil no Facebook passou de 37% para 40%.
  • 72% das empresas utilizam WhatsApp para se comunicar com clientes. O aplicativo é usado para disponibilizar informação de produtos/serviços (59%), atendimento (59%) e vendas (43%).
  • 51% dos entrevistados acredita que as vendas pela internet e pelas redes sociais têm maior potencial de expansão, nos próximos cinco anos, do que as vendas tradicionais.

Rio Grande do Sul

  • 83% dos empresários gaúchos, ligados a MPEs, acessam a internet.
  • 29% das micro e pequenas empresas do Estado possuem site.
  • Metade dos pequenos negócios tem fanpage no Facebook.
  • O WhatsApp é utilizado por 73% dos empreendedores gaúchos.
  • 29% dos empresários já fizeram cursos online.

Os aplicativos mais utilizadas pelos empreendedores no País:

  • WhatsApp – 75%
  • Facebook – 57%
  • GoogleMaps – 41%
  • Mercado Livre – 40%
  • Youtube – 39%
  • Instagram – 35%
  • Skype – 15%
  • Netflix – 15%
  • Linkedin – 9%
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

21 de Fevereiro de 2019

Sebrae RS apresenta Mercopar 2019 durante reunião da CIC

SAIBA MAIS

 

21 de Fevereiro de 2019

InovAtiva está com inscrições abertas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 19/02/2019 11:33

Quatro MPEs de Pelotas e Rio Grande são selecionadas para Prêmio de Inovação

Sebrae RS Podcast 18/02/2019 12:23

Sebrae RS fará oficinas de degustação de vinhos, espumantes e sucos na Festa Nacional da Uva

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: