Mais buscados: MeI CRÉDITO Sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Piratini – Primeira capital da República Rio-Grandense, Piratini é referência na preservação de patrimônio cultural. Com um centro histórico de prédios conservados, a cidade é um testemunho da época dos Farrapos e da tradição do povo gaúcho. Por essas razões, no dia 5 de setembro, será entregue a Linha Farroupilha de Piratini, que trará ao município uma sinalização turística com padrão internacional.
O foco da Linha, criada pelos arquitetos Ceres Storchi e Vlademir Roman, é proporcionar o turismo da melhor forma possível. Sinalizadores e indicadores foram instalados nas calçadas, em um trajeto de 880 metros, para que o visitante possa conhecer edifícios, logradouros e monumentos mais significativos do período farroupilha. Em pontos estratégicos também estão disponíveis painéis com mapas do centro histórico e outras informações.
A implementação desse projeto, realizado pela Associação dos Amigos do Museu Histórico Farroupilha, em parceria com a produção executiva da ATO Produção Cultural, contribui para a maior conscientização dos piratinienses acerca da importância da preservação e da valorização da sua história. Com esse objetivo, foi restaurado, com o apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), o Museu Histórico Farroupilha. Também foi desenvolvido o Plano de Educação Patrimonial e Incentivo ao Turismo em Piratini.
O Sebrae/RS, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Piratini, prestou um serviço de orientação com foco em capacitação. A partir dessa troca de ideias, foram contratados, durante 18 meses, profissionais e empresas para realização de diversos cursos de qualificação de pessoas e de negócios que atuam no ramo do turismo – ou seja, hotéis, restaurantes, padarias e lanchonetes. O Núcleo de Artes Piratiniense (NAP) também foi incluído nessa iniciativa. Integrado por membros da comunidade que fazem encenações de passagens históricas pelas ruas da cidade, o grupo artístico recebeu oficinas de teatro e novos figurinos.
No mesmo dia da entrega da Linha Farroupilha, 5 de setembro, será apresentado o livro “Centro Histórico de Piratini – Valorização e Preservação”, desenvolvido para aproximar ainda mais o cidadão dos patrimônios do município. A publicação de 140 páginas contém dados históricos, imagens da cidade, legislação de proteção ao patrimônio, orientação para preservação, entre outros. O livro é de autoria dos mesmos arquitetos que instalaram a Linha, Storchi e Roman, mas traz, também, fotos de Paulo Backes.
As crianças não vão ficar de fora dessa: para o público infantil, professores do município desenvolveram uma cartilha de educação patrimonial, que será entregue em todas as escolas. A cartilha, que reproduz a Linha Farroupilha com textos acessíveis às crianças, também propõe atividades no Centro Histórico da cidade. Os educadores receberão treinamento para sua melhor aplicação em sala de aula.
Tem mais: o visitante que quiser conhecer a cidade poderá utilizar o “QR Code”, um aplicativo de celular que permite acessar o site de turismo de Piratini. A página traz todas as informações necessárias para melhor compreensão da história da primeira capital farroupilha.
Município de Piratini
O município foi povoado em 1789, com a chegada dos casais oriundos do arquipélago dos Açores – Portugal. Os primeiros habitantes estabeleceram-se no local denominado Capão Grande do Piratini e fundaram uma capela em honra de Nossa Senhora da Conceição, desde então, a padroeira da cidade.
O Centro Histórico, com suas velhas ruas e casarios – em grande número preservado ao estilo da época -, ainda guarda resquícios do Período Farroupilha. Piratini é identificado como a própria “alma” do Rio Grande. Por todo o Estado, está sempre presente, inclusive na sede do Governo Estadual, o “Palácio Piratini”.
Além dos primeiros povoadores de origem português-açoriana, hoje fazem parte da população outras etnias, como alemães e italianos.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.