Mais buscados: mEI crédito SEI Boas praticas Consultoria
Da Redação
Porto Alegre – A prática de aliar o turismo com atividades empresariais chegou ao grupo de empreendedores do Polo Cervejeiro do bairro Anchieta, em Porto Alegre. O 1º Tour Cervejeiro, que será realizado no dia 3 de outubro, fará visitas guiadas nas dependências das empresas, degustação de produtos e confraternização.
A ação, que é pioneira na região, tem como objetivo aproximar os apreciadores da cerveja do local onde elas são produzidas, o já conhecido Polo Cervejeiro do bairro Anchieta. De acordo com a gestora do projeto Desenvolver as Microcervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul, do SEBRAE/RS, Francine Oliveira Danigno, “queríamos algo nos moldes do turismo realizado nas vinícolas. Por se tratar de um local que abriga 11 microcervejarias, entendemos que se trata de potencial para o turismo cervejeiro”, conta.
O roteiro vai compreender quatro microcervejarias: Babel, Lagom Brewery & Pub, Baldhead Craft Beers e Cervejaria Oito. “Vamos explicar aos visitantes a origem do polo, a importância que ele ganhou e por que foi instalado neste local”, conta Francine. No início do percurso será entregue um pequeno engradado de madeira para acomodar a cerveja que cada empresa irá entregar aos participantes.
Além disso, eles poderão conhecer a estrutura de fabricação e degustar os diferentes tipos de bebidas produzidas, bem como adquirir as cervejas em pontos de venda instalados em todos os estabelecimentos. “Na última parada, na Cervejaria Oito, o tempo será maior, pois além do passeio na fábrica, teremos torneiras abertas de cerveja e um coquetel de encerramento”, ressalta a gestora.
Criada em 2014 pelos sócios Sylvio Eduardo Camara Marmora e Luciano Passos, a Cervejaria Oito produz quatro estilos da bebida, e quer, com essa ação, atrair o público não apenas para a empresa, mas para o polo. “Acreditamos na visibilidade que será gerada e no retorno positivo disso. O local é acessível, as pessoas podem vir, conhecer, degustar, porém nem sabem que existe”, explica. A empresa nasceu da paixão dos amigos pela cerveja. No início, produziam em casa para consumo próprio, e a formalização veio da necessidade de fazer do gosto pela bebida um negócio. “Ainda continuo trabalhando na área de informática, mas o Luciano já se dedica totalmente à microcervejaria”, disse Marmora.
A gestora Francine, do SEBRAE/RS, comemora a realização da atividade. “O ganho maior será o relacionamento estabelecido entre as empresas e os clientes. Afinal, as pessoas gostam de conhecer um pouco mais daquilo que consomem”, finaliza.
O Tour Cervejeiro tem 40 vagas. É uma realização da empresa Matinê Cervejeira e tem o apoio do SEBRAE/RS, da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre e da MaltStore. O passaporte custa R$ 135 reais e inclui transporte desde o ponto inicial até o endereço final e um kit exclusivo do evento.
O Projeto Desenvolver as Microcervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul iniciou-se em 2015 para mapear o setor e desenvolver ações de estímulo aos empreendedores. As ações desenvolvidas contribuem para estruturar e desenvolver negócios inovadores, e será aplicado até dezembro deste ano. Atualmente conta com 44 empresas.
Roteiro
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.