Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi crEdito Sei boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Polo Gastronômico da Serra Gaúcha negocia com agentes financeiros

atualizado em: 04/11/15

Da Redação

COMPARTILHE

Melhores taxas de administração de cartões e aluguel das máquinas entram na esfera de negociação do grupo incentivado pelo SEBRAE/RS

Da Redação

Melhores taxas de administração de cartões e aluguel das máquinas entram na esfera de negociação do grupo (Foto: Banco de Imagens)

Caxias do Sul – Menos custos, mais competitividade. O Polo Gastronômico da Serra Gaúcha, projeto promovido pelo SEBRAE/RS desde 2013, dá um importante passo para sua gestão: a negociação de condições diferenciadas junto a agentes financeiros.

O gestor do projeto de gastronomia na Serra Gaúcha pelo SEBRAE/RS, Gustavo Angelo Rech, conta que foi realizada uma pesquisa junto às empresas participantes da iniciativa para avaliar volumes de negócios e as taxas pagas pelos bares e restaurantes. “São 53 empresas tradicionais do setor de alimentação fora do lar das cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Farroupilha”, detalha o gestor.

Com base nessas informações, foi preparado um relatório para apresentar às instituições financeiras que prepararam ofertas especiais para o Polo Gastronômico. “Recebemos três propostas, do Sicredi, da Banrisul Cartões e da Elavon”, conta Augusto Martinenco, coordenador do núcleo de acesso a serviços financeiros do SEBRAE/RS. As taxas médias pagas pelos empresários do Polo são de 2,28% para operações de débito e de 3,14% no crédito. “A partir da negociação, a expectativa é conseguirmos reduzir os percentuais cobrados para 70% dos participantes do projeto”, sinaliza Martinenco. Em dezembro, será realizada uma pesquisa para averiguar as novas taxas negociadas.

A ação realizada na Serra Gaúcha se inspirou nos resultados obtidos no início deste ano pelo Polo Gastronômico de Porto Alegre e Região Metropolitana, que beneficiou 30% dos participantes com taxas menores de administração de cartões. O próximo grupo a realizar esta ação é o que reúne restaurante e bares de Santa Maria e região, onde já está sendo feito um levantamento para apurar volume de vendas e valores cobrados. “Quando as empresas pensam e atuam de forma coletiva podem conseguir melhores propostas e condições de mercado mais atrativas”, observa o coordenador.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

07 de Novembro de 2025

Inova Centro de Santa Maria participa do ELI Summit Nacional 2025, em Natal (RN)

SAIBA MAIS

 

05 de Novembro de 2025

Sebrae RS leva experiência prática e reconhecimento à Expo Favela RS 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: