Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CRÉDITO Sei Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Porto Alegre reduz 90% o tempo de consulta para a abertura de novos negócios

Prazo médio para conferir viabilidade do local agora é de 11 minutos, um dos menores do Brasil

atualizado em: 04/07/23

Da Redação

COMPARTILHE

A Capital gaúcha ocupa lugar de destaque nacional quando o assunto é desburocratização. Agora, quem desejar abrir uma empresa pode conferir a viabilidade do local para o empreendimento em apenas 11 minutos, uma redução que representa 92% em comparação ao mês de maio. De acordo com o consultor do Sebrae RS, Rodrigo Alves Keller, este é um dos menores tempos do Brasil. 

“Atingimos um alto nível de automação, com mais de 95% das demandas resolvidas de forma automática. Além disso, as orientações dentro da ferramenta também foram qualificadas, o que ajuda a simplificar ainda mais a vida do cidadão”, explica Keller. Segundo ele, foram realizadas mais de 200 horas de consultoria para implementação das melhorias.  

O trabalho é resultado de uma parceria entre Sala do Empreendedor, SMDET, Junta Comercial do Estado, Procempa e Sebrae RS, através do Programa Cidade Empreendedora. Com essa mudança, Porto Alegre torna-se referência entre as cidades brasileiras com o menor tempo de abertura de empresas. No primeiro semestre deste ano, 9715 mil alvarás foram emitidos. 

O sistema automático cruza informações do plano diretor, da atividade empresarial pesquisada e sua classificação de risco. A média de retorno era de 14 horas, já que as solicitações eram analisadas manualmente, levando cerca de 30 minutos apenas para que a demanda entrasse no sistema.  

A gestora de Projetos do Sebrae RS Regional Metropolitana, Tangriane Forest Santos, destaca ainda as melhorias implementadas no fluxo da REDESIM para atender as particularidades da Prefeitura de Porto Alegre. “Com a consultoria, conseguimos automatizar as viabilidades que ainda possuíam análise manual feita pela Prefeitura, haja vista a “falta de cobertura” da anterior solução implantada”, completa.  

Sobre o Cidade Empreendedora 

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.  

Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/ 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS abre inscrições para o Selo Sebrae de Referência em Atendimento da Sala do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

22 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS lança convênio com Governo do Estado do Rio Grande do Sul para desenvolvimento de MEIs

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 16/01/2024 14:00

No Plano de Voo, empresária compartilha tendências após participar da maior feira de alimentação e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: