Mais buscados: MEI crEdito Sei boas praticas Consultoria
Da Redação
Canoas – Uma força tarefa entre a Prefeitura Municipal de Canoas e o SEBRAE RS está proporcionando ainda mais agilidade aos procedimentos para registro e liberação de alvarás para micro e pequenas empresas. Por meio do estudo dos fluxos internos, foi verificado que havia necessidade de regularização de empreendimentos sem alvará. Para regularizar a situação, fiscais da prefeitura, com apoio de consultores da entidade, estão verificando todos os casos.
Conforme explica a técnica de Políticas Públicas do SEBRAE RS Paula Nicolini a iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e tem como foco complementar o processo de desburocratização que já é feito por meio da REDESIMPLES ao diminuir os prazos de emissão. “Foi feito um trabalho minucioso e constataram que muitas empresas ainda não possuíam o alvará de funcionamento”, disse. Segundo ela, a etapa seguinte foi emitir notificações e visitar os empreendimentos, o que ainda está sendo realizado.
Com apoio de consultores, que estão presentes desde o início da operação com a REDESIMPLES, outros mecanismos para facilitar o trabalho estão sendo aplicados. “Existem três classificações para os processos: deferido, indeferido e em estudo. Essa última é usada para casos em que falta apenas alguma informação, então podem não receber a agilidade necessária. Mudamos para indeferido, o que acelera a ação”, explica a técnica. Ainda segundo Paula, o alvará de funcionamento é de grande importância, especialmente para negócios com grau de classificação de risco considerado alto, incluindo estabelecimentos de alimentação fora do lar, clínicas geriátricas e escolas.
O secretário de Desenvolvimento Econômico Felipe Martini observa que o esforço tem foco, também, desde o início, na formalização dos novos negócios. “Oferecemos todo o suporte, com informação e cursos gratuitos, e a possibilidade de o empresário encaminhar os documentos em um único lugar”, disse. Com relação às empresas com alvará pendente, Martini reforça que todos os elos estão sendo trabalhados, desde o encaminhamento até as vistorias de responsabilidade do Corpo de Bombeiros. “Tornar tudo isso mais ágil é garantir que possamos ter um mapa do empreendedorismo na cidade, aumentar a arrecadação e garantir ao empresário que ele usufrua de todos os benefícios de ter um negócio completamente formalizado”, aponta. O prazo estimado para o término da fiscalização é de um ano.
A consultora Patrícia Moraes, que está acompanhando e auxiliando a implantação das melhorias, conta que a ação faz parte de um projeto em cidades que já têm a REDESIMPLES em funcionamento. “É selecionado um município chave por região e Canoas foi escolhida por ser uma cidade de grande porte. O fluxo interno está recebendo grandes melhorias”, afirma.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Evento promovido pelo Sebrae Nacional e Sebrae PE destacou a inovação dos ecossistemas locais no Rio Grande do Sul
Ecossistemas de inovação de Panambi e Ijuí marcam presença no Eli Summit 2024, em Pernambuco
Notícias
18 de Setembro de 2024Empresa gaúcha cresce focada em oferecer soluções ambientais e sustentáveis
SAIBA MAIS18 de Setembro de 2024
Sebrae RS oferece imersão de capacitação para empreendedores venderem com lucro no Mercado Livre
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.