Mais buscados: MEI CREDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Porto Alegre – As mulheres estão transformando o empreendedorismo no Brasil. Na última década, o número de empregadoras cresceu 19%, enquanto que entre os homens o aumento foi de apenas 3%. Elas também são donas de 31% dos pequenos negócios no País. Em sua 11ª edição, o Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios reconhece essas empresárias que transformam suas vidas pessoais, de suas famílias e até da sua comunidade. As inscrições para a premiação estão abertas desde domingo, 8 de março, e podem ser realizadas até o dia 31 de julho no site do prêmio.
O reconhecimento é promovido a partir de uma parceria entre o SEBRAE, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
A técnica da Gerência de Atendimento Individual do SEBRAE/RS Roseli Martins da Rosa destaca que “o objetivo é identificar, selecionar e premiar os relatos de vida de mulheres empreendedoras que transformaram seus sonhos em realidade e cuja vida hoje é exemplo para outras que também querem realizar seu próprio sonho de empreendedora”.
Podem se candidatar ao prêmio, empreendedoras com mais de um ano de atividade fiscal e mais de 18 anos e com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. Elas devem preencher uma ficha de inscrição, um questionário de autoavaliação do negócio, com critérios como iniciativa, visão de futuro e planejamento, e enviar um relato escrito, contando sua trajetória como empresária.
A premiação contempla três categorias: pequena empresa, voltada para as proprietárias de micro e pequenas empresas que estejam estabelecidas formalmente; produtora rural, categoria que reconhece mulheres que exploram atividades agrícolas, pecuárias ou pesqueiras, nas quais não sejam alteradas a composição e características do produto in natura; e empresária individual, que premia o destaque entre as que trabalham por conta própria e com faturamento anual de até R$ 60 mil ao ano.
As vencedoras estaduais concorrem à premiação nacional, que dá direito a um selo e uma viagem de capacitação no Brasil, além de uma viagem internacional para algum centro de referência em empreendedorismo.
Em 2014, o Rio Grande do Sul ficou em segundo lugar em número de inscritas, com 977 empresárias participantes, perdendo apenas para São Paulo. São histórias como a de Cristiane Marcante, Prata na Categoria Pequenas Empresas da premiação nacional concedida no dia 5 de março.
Cristiane superou a origem humilde em Nova Prata, buscou conhecimentos e hoje administra uma loja de arte e decoração em Caxias do Sul, que é exemplo de gestão e estímulo à arte e à educação. “Cuido de projetos como o Circulação da Arte, que já está na 3ª edição, com 50 ônibus que circulam em vários bairros da cidade com reproduções de obras de arte nos vidros traseiros, além de distribuir outras réplicas das imagens para escolas públicas e particulares”, relata Cristiane, vencedora estadual da categoria Pequenos Negócios em 2014.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.