Mais buscados: Mei credito sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Brasília – O presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, e o diretor de Administração e Finanças da instituição, Marcelo Ribas, cumpriram na Capital Federal na manhã desta quinta-feira, 13 de junho, duas agendas com o ministro da Secretaria das Micro e Pequenas Empresas, Guilherme Afif Domingos. “Pleiteamos junto ao ministro Afif a melhoria do ambiente legal para o desenvolvimento dos pequenos negócios do Rio Grande do Sul”, destaca o presidente Vitor Koch.
O presidente do SEBRAE/RS manteve uma reunião privada com o ministro Afif, onde encaminhou solicitações das MPEs gaúchas, especialmente a questão relativa à Substituição Tributária, “que tem causado grandes prejuízos para as micro e pequenas empresas. Falamos ao ministro que esse quadro precisa ser revisto, a fim de que os pequenos negócios possam se aproveitar dos benefícios legais criados pela adesão ao Supersimples, algo que não ocorre atualmente por causa da Substituição Tributária”.
Vitor Koch e o diretor Marcelo Ribas também convidaram o ministro Afif Domingos para vir ao Rio Grande do Sul e conversar com o empresariado gaúcho sobre os projetos que a Secretaria da Micro e Pequena Empresa pretende implementar. “Ainda falamos sobre o Programa de Qualificação do Varejo, uma ferramenta importante para incrementar o setor no nosso Estado”, enfatiza o presidente.
Café da Manhã
No início do dia, os dirigentes do SEBRAE/RS participaram do Café da Manhã promovido pela Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas da Câmara Federal, com o ministro Afif Domingos.
Neste encontro, o ministro adiantou alguma das ações prioritárias de sua pasta, como a redução dos custos para as empresas de micro e pequeno porte e a criação de um ambiente de maior presença do segmento no mercado. Entre outros pontos, Afif defende o aumento do teto de enquadramento no Super Simples e o fim da substituição tributária, regime que onera a cobrança do ICMS para o segmento.
Para isso, segundo Afif, o governo terá que investir em inovações, crédito e promover melhorias de gestão. O encontro aconteceu no gabinete do ministro, em Brasília. A Frente apresentou proposta para a quinta revisão da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que entrou em vigor em dezembro de 2006. Para tanto, já protocolou, através de seu presidente, o deputado federal Pedro Eugênio (PT), o Projeto de Lei Complementar 237/2012, que propõe diversos avanços no tratamento às micro e pequenas empresas.
O presidente Vitor Koch salienta que o discurso do ministro Afif Domingos foi muito positivo. “Temos muitos desafios pela frente para impulsionar o desenvolvimento dos pequenos negócios e a Secretaria da Micro e Pequena empresa, com certeza, é uma grande parceira para melhorar o ambiente legal. O ministro Afif Domingos tem um papel importante na busca pela diminuição da burocracia, na inclusão de novas categorias no Supersimples, na ampliação dos limites de faturamento e outras medidas. Queremos que o SEBRAE e a Secretaria trabalhem em sinergia para que empreender no Brasil seja sempre uma grande opção”, conclui.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.