Mais buscados: MeI CREDITO sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Esteio – A produção de leite envolve mais de 110 mil propriedades rurais no Estado. O espaço do Leite e Derivados no Salão do Empreendedor, na 40ª Expointer, apresenta equipamentos que fazem parte do processo de produção do queijo e um painel onde o visitante pode ver um modelo de negócios para iniciar sua produção. Técnicos especializados recebem interessados em iniciar ou melhorar seu negócio na área do leite e derivados. Todas as atividades do Salão do Empreendedor são gratuitas.
O queijo colonial produzido no Rio Grande do Sul é um produto artesanal muito apreciado pelo mercado consumidor. Tradição que veio de imigrantes europeus, principalmente no sul do Brasil, a produção de queijo já atinge cerca de 60% do leite produzido no País. Produzir derivados lácteos tem se mostrado uma grande possibilidade de agregar valor a produção leite e uma excelente oportunidade de negócio, visto que o Brasil já se tornou o sexto maior produtor de queijo no mundo. Neste sentido, o público tem buscado informações no Salão do Empreendedor: “O pessoal que vem conhecer o espaço pergunta em um primeiro momento dos equipamentos e os processos de produção do queijo. Muitos produtores de leite vêm até nós para entender como podem começar a produzir queijo e os custos para isso” – comentou Rosângela Maria Zimmer, coordenadora do Centro de Treinamento da Emater.
Um painel apresenta aos visitantes um modelo de negócios para a criação de uma agroindústria de queijo. São mostradas todas as técnicas na produção, as boas práticas, as exigências legais, infraestrutura necessária, quais os investimentos que o produtor precisa fazer e os custos que deve ser colocado no seu produto. Até o dia 03 de setembro, o público poderá conferir o espaço do Leite e Derivados Lácteos no Salão do Empreendedor, no Pavilhão Internacional na Expointer.
Salão do Empreendedor
O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e apoio da Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.
Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
10 de Dezembro de 2024Porto Alegre oficializa candidatura à cidade criativa da Unesco
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.