
Mais buscados: MEI CREDITO Sei Boas praticas consultoria

Da Redação
A crise global da economia provocada pelo novo coronavírus não chegou nem perto da propriedade da família Azevedo do Prado, em Frederico Westphalen. Produtores de folhosas, olerícolas e morangos, eles viram as encomendas dobrarem desde o começo da quarentena, em março. A melhora dos pedidos permaneceu mesmo após a reabertura do comércio na região, reflexo da fidelidade dos clientes conquistada pela qualidade e variedade dos itens oferecidos pela Produtos do Sítio, que dispõe de morango, tomate, tomate-cereja, alface crespa, alface americana, couve-flor, brócolis, repolho, rúcula e tempero verde. As entregas ainda são complementadas com a produção de parceiros da região, que comercializam geleias, conservas, mandioca, batata doce, laranja, salame, banana, mamão, bergamotas, abacates, nozes, amendoim, mel e ovos coloniais.

“Temos um grupo de produtores composto por seis famílias. Firmamos a parceria para ajudá-los na comercialização e na distribuição, que são as maiores dificuldades deles. Dessa forma, todos ganham. A parceria já existia antes da crise, mas ficou ainda mais forte”, explica Ademar Azevedo do Prado Júnior, responsável pela logística e pela venda da Produtos do Sítio.
A cooperação entre produtores foi uma das saídas para a crise encontradas pelo grupo. Por meio dela, a Produtos do Sítio realiza as encomendas dos parceiros, busca e entrega os produtos, todos juntos, duas vezes por semana. Com entregas gratuitas, a empresa viu seus pedidos crescerem naturalmente quando a população foi orientada a ficar em casa. Outra medida tomada em prevenção à Covid-19 foi a adoção de pagamentos por meio de transferências bancárias, para evitar contato com dinheiro físico e máquinas de cartão. A rede de clientes cresceu com as pessoas falando bem do serviço e dos produtos, o que gerou aumento também da lista de distribuição do WhatsApp da empresa, principal ferramenta de venda.

A Produtos do Sítio foi uma das participantes do projeto HORTI – Fruticultura no Norte Gaúcho, do Sebrae RS, que auxiliou com consultorias tecnológicas de especialistas da área, cursos e visitas técnicas.
“O Sebrae RS é um grande parceiro, nos ajudou muito a chegar neste nível, solucionando muitas dúvidas. Evoluímos o negócio chegando no público-alvo e organizando a propriedade para a produção comportar toda a demanda”, conta Ademar.

Com parcerias financeiras das prefeituras municipais e do Sicredi, o projeto reuniu 40 produtores de Frutas dos municípios de Alpestre, Ametista do Sul, Planalto e Frederico Westphalen visando promover a fruticultura da região do Médio Alto Uruguai do Estado ao estimular a melhoria de processos produtivos para atender a necessidades do mercado consumidor. Como resultado, os participantes melhoraram a qualidade dos produtos ofertados, a gestão das propriedades rurais, a comercialização e a logística.
“O comportamento empreendedor da Produtos do Sítio foi a chave para esse momento de sucesso da empresa, que visualizou a oportunidade e não se acomodou. Eles aplicaram tudo o que ensinamos nas consultorias, foram fieis à nossa contribuição em inovação e tecnologia”, conta Ronaldo Dario Kloeckner, Gestor do Projeto na Regional Norte do Sebrae RS.

O próximo passo da Produtos do Sítio, agora, é garantir a certificação orgânica, para o qual a propriedade está em fase de transição. Os produtos da empresa não contêm agrotóxicos ou adubos químicos, mas, para obter a certificação, são necessários 18 meses de adaptação do local, com cortina de vegetação e técnicas especiais de produção.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.