Parceria entre as entidades tem foco na divulgação da iniciativa através dos filiados da Federação
Da Redação
Porto Alegre – O Sebrae/RS conquistou nesta quarta-feira, dia 21 de novembro, uma parceria importante na divulgação do Programa ALI (Agentes Locais de Inovação). Através da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), mais pequenas empresas gaúchas poderão conhecer a iniciativa que busca disseminar a inovação como fator de crescimento para os empreendimentos gaúchos. A assinatura que formalizou o convênio de cooperação técnica entre as entidades foi realizada pelo superintendente e pelo diretor Técnico do Sebrae/RS, Léo Hainzenreder, e Marco Kappel Ribeiro, respectivamente, e pelo presidente da Federasul, Ricardo Russowsky. O diretor de Administração e Finanças, Marcelo Ribas, também participou do evento.
O superintendente Léo Hainzenreder enfatizou que a parceria faz parte da estratégia do Sebrae/RS para atender 3 mil empresas través do programa ALI até 2014. “Com a ajuda dos filiados à Federasul, mais empresas terão acesso às informações sobre os Agentes Locais de Inovação e sua importância para o empreendimento crescer”. Hainzenreder destacou, ainda, a representatividade da federação no âmbito das associações comerciais e de serviços do Rio Grande do Sul. “Essa entidade que congrega como filiadas 230 associações empresariais, reunindo cerca de 40 mil empresas de todos os portes, é uma aliada importantíssima nesse processo de divulgação do programa ALI”, afirmou.
O presidente da Federasul, Ricardo Russowsky, também disse estar muito satisfeito com a parceria efetivada com o Sebrae/RS. Ele ressaltou que “a nossa entidade irá colaborar dedicadamente na divulgação do Programa ALI, especialmente em reuniões, eventos e grupos de estudos, ajudando a difundir a ideia do quanto a inovação vem se transformando em um elemento fundamental para o crescimento das empresas de todos os tamanhos”.
O Programa Agentes Locais de Inovação é desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Ele disponibiliza para as pequenas empresas dos setores da Indústria, Comércio e Serviços, assessoria especializada e gratuita voltada ao desenvolvimento de inovações tecnológicas em produtos, serviços e processos. Com um cronograma de visitas definido com o empresário, os agentes locais de inovação – profissionais capacitados pelo Sebrae/RS – interagem com os empresários, dando informações e dicas de como a empresa pode inovar. O acompanhamento pode ser feito por até dois anos. No Rio Grande do Sul, hoje, são atendidas 2.100 empresas, com 60 agentes atuando diretamente neste processo.
Seminários Regionais de Inovação
A parceria entre Sebrae/RS e Federasul prevê, ainda, a realização de seminários regionais de inovação, voltado para MPEs. A ideia é mobilizar as 240 Associações Comerciais e Industriais do interior para que sediem as palestras. Eles deverão ser realizados a partir do início de 2013.