Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEI Credito Consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Programa ALI encerra atividades do ciclo 2014-2016

atualizado em: 14/09/16

Da Redação

COMPARTILHE

Inicitiva do SEBRAE/RS e do CNPq atuou em mais de 2.700 pequenos negócios do Estado

Da Redação

Agentes e consultores que fizeram parte do Programa participaram do encontro em Canela (Foto: SEBRAE/RS)

Porto Alegre – O ciclo 2014-2016 do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) finalizou as atividades no mês de agosto com superação de metas na quantidade de empresas acompanhadas e resultados esperados. Ao longo desses dois anos, mais de 50 agentes especializados realizaram diagnósticos e acompanharam a execução de ações diretamente nas empresas, para estimular uma gestão mais inovadora. A iniciativa é do SEBRAE/RS, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No desenvolvimento do ALI foram acompanhadas mais de 2.700 empresas entre setembro de 2014 e agosto de 2016. Dessas, mais de 1.800 concluíram a metodologia do projeto e foram certificadas. Para receber o certificado, era necessário que os participantes realizassem, no mínimo, três ciclos de diagnósticos e planos de ação contratualizados com o agente.

As empresas que aderiram ao projeto foram acompanhadas com visitas periódicas dos agentes locais de inovação, que são profissionais graduados, bolsistas do CNPq e capacitados pelo SEBRAE/RS dentro da metodologia do Programa. Após o diagnóstico, é proposto um plano de ação e os resultados vão sendo mensurados e trabalhados até o término do ciclo. As mudanças tem como objetivo a inovação em produtos, processos, marketing e gestão organizacional para melhoria do negócio.

A gestora do projeto pelo SEBRAE/RS, Michele Seleri, ressalta que “em 2016 foram registradas mais de 2.250 empresas com acompanhamento, superando em 7% a meta prevista para o período”, disse. Além disso, os resultados de satisfação dos empresários também foram significativos: 86% demonstraram realização com a iniciativa. A evolução do grau de inovação foi de 38% no diagnóstico final em relação ao inicial. “As ações mais trabalhadas permearam as dimensões de processos, relacionamento, clientes e organização”, destaca Michele.

Esses resultados foram apresentados em evento na cidade de Canela, na Serra gaúcha, no final de agosto. O encontro contou com a presença do diretor Técnico do SEBRAE/RS, Ayrton Pinto Ramos, e do gerente da Gerência de Operação das Regionais, Claiton dos Santos, além dos agentes locais de inovação, consultores e orientadores que finalizaram o ciclo do projeto.

Premiação

O projeto obteve destaque também por meio de duas empresas participantes, que foram contempladas no Reconhecimento Inovação Empreendedora do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, promovido pelo PGQP.

A Toth Tecnologia, de Porto Alegre, acompanhada pelo agente Matheus Lobo, atua no desenvolvimento de soluções em equipamentos para a área da saúde, e foi reconhecida pelo projeto Inovar Toth, que consiste em um núcleo interno para fomentar ações inovadoras. Já a TAG de LUX Moda Sustentável, localizada em Novo Hamburgo, foi acompanhada pela agente Marina Rambo e recebeu o prêmio pelo projeto “Uma nova forma de consumir a moda mais sustentável de todas: a que já existe!”. A empresa foi criada há cinco anos, com o objetivo de desmistificar a visão que muitas pessoas têm sobre o segmento de brechós.

A gestora Michele Seleri adianta que “o próximo ciclo do projeto está em fase de planejamento, com previsão de início das adesões para abril de 2017. Antes disso, o SEBRAE e o CNPq atuam na prospecção e capacitação de novos agentes”, finaliza.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Novembro de 2019

Negócios de economia criativa da Capital precisam aperfeiçoar sua gestão

SAIBA MAIS

 

12 de Novembro de 2019

Edelbrau, parceira do Sebrae RS, recebe prêmio principal da Copa Internacional da Cerveja POA

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 08/11/2019 16:01

Estão abertas as inscrições para participar da Feira de Hannover em 2020

Sebrae RS Podcast 07/11/2019 14:33

Programa de segurança do alimento credencia restaurantes de Santa Maria

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: