
Mais buscados: mei Crédito SEI Boas Praticas CONSULTORIA

Da Redação

Porto Alegre – O ciclo 2014-2016 do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) finalizou as atividades no mês de agosto com superação de metas na quantidade de empresas acompanhadas e resultados esperados. Ao longo desses dois anos, mais de 50 agentes especializados realizaram diagnósticos e acompanharam a execução de ações diretamente nas empresas, para estimular uma gestão mais inovadora. A iniciativa é do SEBRAE/RS, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
No desenvolvimento do ALI foram acompanhadas mais de 2.700 empresas entre setembro de 2014 e agosto de 2016. Dessas, mais de 1.800 concluíram a metodologia do projeto e foram certificadas. Para receber o certificado, era necessário que os participantes realizassem, no mínimo, três ciclos de diagnósticos e planos de ação contratualizados com o agente.
As empresas que aderiram ao projeto foram acompanhadas com visitas periódicas dos agentes locais de inovação, que são profissionais graduados, bolsistas do CNPq e capacitados pelo SEBRAE/RS dentro da metodologia do Programa. Após o diagnóstico, é proposto um plano de ação e os resultados vão sendo mensurados e trabalhados até o término do ciclo. As mudanças tem como objetivo a inovação em produtos, processos, marketing e gestão organizacional para melhoria do negócio.
A gestora do projeto pelo SEBRAE/RS, Michele Seleri, ressalta que “em 2016 foram registradas mais de 2.250 empresas com acompanhamento, superando em 7% a meta prevista para o período”, disse. Além disso, os resultados de satisfação dos empresários também foram significativos: 86% demonstraram realização com a iniciativa. A evolução do grau de inovação foi de 38% no diagnóstico final em relação ao inicial. “As ações mais trabalhadas permearam as dimensões de processos, relacionamento, clientes e organização”, destaca Michele.
Esses resultados foram apresentados em evento na cidade de Canela, na Serra gaúcha, no final de agosto. O encontro contou com a presença do diretor Técnico do SEBRAE/RS, Ayrton Pinto Ramos, e do gerente da Gerência de Operação das Regionais, Claiton dos Santos, além dos agentes locais de inovação, consultores e orientadores que finalizaram o ciclo do projeto.
Premiação
O projeto obteve destaque também por meio de duas empresas participantes, que foram contempladas no Reconhecimento Inovação Empreendedora do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, promovido pelo PGQP.
A Toth Tecnologia, de Porto Alegre, acompanhada pelo agente Matheus Lobo, atua no desenvolvimento de soluções em equipamentos para a área da saúde, e foi reconhecida pelo projeto Inovar Toth, que consiste em um núcleo interno para fomentar ações inovadoras. Já a TAG de LUX Moda Sustentável, localizada em Novo Hamburgo, foi acompanhada pela agente Marina Rambo e recebeu o prêmio pelo projeto “Uma nova forma de consumir a moda mais sustentável de todas: a que já existe!”. A empresa foi criada há cinco anos, com o objetivo de desmistificar a visão que muitas pessoas têm sobre o segmento de brechós.
A gestora Michele Seleri adianta que “o próximo ciclo do projeto está em fase de planejamento, com previsão de início das adesões para abril de 2017. Antes disso, o SEBRAE e o CNPq atuam na prospecção e capacitação de novos agentes”, finaliza.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Novembro de 2025Inova Centro de Santa Maria participa do ELI Summit Nacional 2025, em Natal (RN)
SAIBA MAIS05 de Novembro de 2025
Sebrae RS leva experiência prática e reconhecimento à Expo Favela RS 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.