Mais buscados: Mei credito Sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
O programa D’Olho na Qualidade Total Rural, desenvolvido por Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS, através do programa Juntos para Competir, atendeu diversas propriedades do Norte gaúcho ao longo de 2017. Fundamentado na cultura do 5S, o programa se divide em etapas que tem como objetivo combater o desperdício ao otimizar recursos e, com isso, melhorar constantemente as tarefas em busca de melhores resultados. A família Zappani, do município de Ponte Preta, participou das atividades e aponta diversas melhorias nas condições de trabalho.
A técnica do Sebrae/RS na região Cheila Lorenzon conta que o projeto iniciou as atividades em 2017. “Ele tem foco no descarte, organização de ferramentas e processos, limpeza, entre outros aspectos. Uma consultora ministrou o treinamento e auxiliou os produtores a aplicarem cada uma das etapas”, disse. Ao final foi realizada uma avaliação com as propriedades e cada uma relatou avanços, além de continuarem realizando atividades no projeto ao longo de 2018.
A família Zappani, da cidade de Ponte Preta, integrou o programa e aplicou as ações do D’Olho na Qualidade Total Rural. O negócio familiar, conforme revela o empreendedor Ivan Luis Zappani, é coordenado por ele, seus pais e sua esposa Daiana. “Sempre tivemos a cultura do suíno e do gado de leite, e mais recentemente a granja de ovos. O curso nos ajudou a perceber e implementar aspectos de organização de instrumentos de trabalho, por exemplo”, destaca. A consultoria auxiliou, ainda, na questão do descarte de lixo e, principalmente, tornar a propriedade mais estruturada para o trabalho e apresentável, o que também é benéfico para a autoestima dos seus proprietários.
A consultora Salete Floriani, que acompanhou o processo com a família, ressalta que, mesmo com pouco tempo para aplicação de tudo o que era necessário, o resultado é visível. “Para eles foi um desafio, mas com a dedicação de todos os integrantes se tornou completamente possível”, explica. Atividades que demandavam de duas a três horas hoje são realizadas em apenas uma, apenas como consquência da organização. Além da produção de ovos, suínos e gado leiteiro, a propriedade também produz cilagem para comercialização. “Eles continuam no projeto para trabalhar alguns aspectos de gestão. O resultado do D’Olho foi tão positivo que propriedades vizinhas os visitam com frequência para ver de perto. Hoje, quando eles observam imagens de antes e depois, mal acreditam em como as coisas funcionavam”, finaliza a consultora.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.