
Mais buscados: Mei Credito Sei boas praticas consultoria

Da Redação
Microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas gaúchas que atuam com Ecoturismo e Turismo de Aventura já podem se candidatar ao Programa Aventura Natural RS, iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com o Sebrae RS. O programa vai selecionar empresas para a implementação do Sistema de Gestão da Segurança, conforme a norma ABNT NBR ISO 21101, referência internacional para atividades turísticas que envolvem risco controlado.
O Ecoturismo e o Turismo de Aventura estão entre as principais tendências do setor e fazem parte das grandes vocações do Brasil, tanto para o mercado interno quanto internacional. Nesse contexto, a adoção de normas técnicas de segurança é fundamental para garantir a proteção dos clientes, a profissionalização dos negócios e a competitividade das empresas.
“A implementação da norma representa um avanço importante para os empreendedores do turismo de aventura, pois contribui diretamente para a segurança dos visitantes, a organização dos processos e o fortalecimento da imagem do destino Rio Grande do Sul”, destaca Amanda Paim, coordenadora estadual de Turismo do Sebrae RS.
Para o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, o Programa Aventura Natural RS é uma ação estratégica para qualificar o ecoturismo e o turismo de aventura no Estado, fortalecendo a segurança das operações e a confiança dos visitantes. “Ao apoiar micro e pequenas empresas na implementação de uma norma internacional, a iniciativa contribui para a profissionalização do setor, a redução de riscos e a consolidação do Rio Grande do Sul como um destino preparado, responsável e competitivo para atividades em meio à natureza”, destacou Santini.
Além de atender às exigências da norma, o programa também contribui para o cumprimento do que determina o Decreto nº 7.381, de 2 de dezembro de 2010, que regulamenta a Lei Geral do Turismo, reforçando a importância da gestão da segurança nas atividades turísticas.
“O programa foi estruturado para apoiar os pequenos negócios, tornando viável o acesso a uma norma internacional de segurança, que muitas vezes seria inacessível de forma individual”, ressalta Amanda Paim.
Como participar
As empresas interessadas devem realizar a inscrição por meio do link disponibilizado pelo Sebrae RS. Após o encerramento do prazo de inscrições, as candidatas receberão um autodiagnóstico, que deverá ser preenchido e será utilizado como critério para a seleção. As vagas são limitadas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de janeiro em https://forms.gle/QiuEmDqJvGuEi3vo6.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
16 de Janeiro de 2026NRF 2026 confirma apostas do Sebrae RS e reforça protagonismo dos pequenos negócios no cenário global
SAIBA MAIS16 de Janeiro de 2026
Programa Aventura Natural RS seleciona empresas de ecoturismo e turismo de aventura para implementação de norma de segurança
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.