Mais buscados: MEI credito Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
A forte estiagem que o Rio Grande do Sul enfrenta neste ano castiga a economia e os produtores do Estado. Até o momento, ao menos 163 municípios gaúchos tiveram o estado de emergência reconhecido pela União, entre 275 emissões de decretos de prefeituras que solicitam auxílios do governo federal. Enquanto os recursos não chegam, pecuaristas e agricultores trabalham para minimizar os prejuízos e danos de suas produções. Por meio de trabalhos preventivos, com o auxílio do programa Juntos para Competir, desenvolvido por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, produtores relatam um impacto menor nos efeitos gerados pela falta de chuva.
No programa, os produtores recebem orientações técnicas em dias de campo, cursos e consultorias individuais nas propriedades. Mês a mês, são feitos ajustes de acordo com o andamento do planejamento e das atividades. “As recomendações, como o momento certo de comercialização e técnicas de gestão e produtividade, deixam os produtores melhor preparados para as adversidades”, diz Juliano Bolzoni, gestor de projetos do programa Juntos para Competir no Sebrae RS.
A partir da troca de conhecimento com o técnico do programa, o agricultor Jamil Simão promoveu uma inovação na plantação mais recente da soja, principal cultura de sua propriedade em Mostardas. A técnica consiste em plantar a soja sobre aveia ucraniana em vez de azevém. Dos 115 hectares que destina ao cultivo, separou 20 para a mudança, nos quais a lavoura está com o visual mais bonito. Segundo Jamil, a soja pode sofrer menos com a seca em razão de a aveia ter raiz mais profunda e pegar mais umidade do solo. “A ideia é aumentar área de aplicação desta técnica de acordo com os resultados obtidos. O programa ajuda muito, porque é uma troca de experiências constante, com visitas no local. Antes de tomar qualquer decisão, consulto o técnico, que faz o acompanhamento e orienta com relação ao momento de plantar e vender. Outro auxílio importante e que tem ajudado muito é a consultoria de gestão”, conta Jamil.
Na pecuária de corte, Jurandir Soares passa pelo momento em sua propriedade no município de Arroio Grande sem sentir os efeitos no bolso. Ao contrário da maioria, teve ganhos no período, com lucro e produção entre 30% e 40% maiores, estima. Para Jurandir, que participa do programa há 2 anos, o Juntos para Competir foi um divisor de águas no seu negócio. “O programa tem uma visão ampla, pois traz experiências de muitas propriedades. Sigo à risca as sugestões, o que está me gerando aumentos significativos de lucro e produção”, salienta Jurandir. Para ele, o mais importante é conseguir vislumbrar onde se pode chegar e mensurar o que pode ser explorado, situações com as quais o Juntos para Competir contribui no planejamento de metas. A partir dos conselhos técnicos, também adotou a produção verticalizada em vez de pensar em aumentar a área. Para os próximos anos, Jurandir
tem a perspectiva de obter de 500kg a 600kg de ganho por hectare, bem acima da média estadual de, aproximadamente, cem. “É muito bom ter a projeção do que pode ser melhor. Por meio de lucidez e ciência, o programa age como fonte de transformação de ideias. Em um ano que poderia ser ruim, manejamos bem e soubemos lidar com a adversidade“, acrescenta.
Em meio às grandes dificuldades vividas por conta da estiagem no Estado, pode-se perceber, por meio de alguns exemplos, que, mesmo com perdas, há maneiras de passar pela crise. “É gratificante ver que as recomendações do programa estão dando sustentabilidade aos negócios. Proporcionar isso é o nosso maior resultado”, afirma o gestor de projetos do Sebrae RS Juliano Bolzoni.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.