Mais buscados: mei crédito SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Estão abertas, até o final de junho, as inscrições para o Programa de Boas Práticas de Gestão para arrozeiros. O projeto terá duração aproximada de um ano e é resultado de um convênio entre FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE RS, através do Programa Juntos para Competir, e o Instituto Riograndense do Arroz (Irga). Interessados em participar podem se inscrever diretamente para uma das 20 vagas com o técnico do Irga Vagner Santos nos telefones (51) 3662-2197 / (51) 99720-3501 ou pelo e-mail vagner.santos@irga.rs.gov.br.
Projeto busca qualificar produtores de Arroz (Foto: Banco de Imagens)
No primeiro momento, três regiões foram selecionadas para participar do programa. A intenção é que a iniciativa se espalhe por todas as regiões arrozeiras. Após a etapa teórica que acontecerá em sala de aula, os técnicos do Irga darão continuidade ao programa, visitando e prestando consultoria nas propriedades participantes, para disseminar o uso de ferramentas desenvolvidas pela autarquia que visam ao aumento da produtividade a da rentabilidade dos produtores, como o Projeto 10+ e o Soja 6.000. Os técnicos do Irga ficarão responsáveis por trabalhar o Manejo Integrado do Cultivo do Arroz (MICA) e o Selo Ambiental. Um comitê diretor deverá avaliar os resultados e um questionário será aplicado para analisar o aproveitamento do programa.
A gestora do projeto na Regional Metropolitana do SEBRAE RS Lissandra Monza explica que se trata de um programa completo de boas práticas de gestão com objetivo de promover melhorias para a gerência dos negócios por meio da implementação de ferramentas. “É todo um processo de aperfeiçoamento promovendo melhorias de rentabilidade. Eles conseguirão ter um controle maior, sempre com aporte na legislação, com o objetivo de promover melhores condições para a permanência das famílias no campo, impactando positivamente, inclusive, na sucessão familiar”, esclarece Lissandra.
O programa de Boas Práticas de Gestão para Arrozeiros oferece 32 horas de curso, mais oito horas de consultoria direta e individual nas propriedades. Dessa forma, os produtores poderão aprimorar os conhecimentos incluindo a parte técnica e financeira, com aplicação de planilhas, planejamento de atividades na lavoura e até de organização na propriedade. Lissandra avisa que, dentro do mesmo projeto, o SENAR-RS também irá oferecer o curso “Aplicação correta e segura de defensivos agrícolas”, com base na norma da ABNT NR31.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
27 de Março de 2025Experiência de Harmonização do Sebrae na Expoagro Afubra Impulsiona Vendas e Fortalece Relação entre Agroindústrias e Consumidores
SAIBA MAIS27 de Março de 2025
Garibaldi avança na construção de seu Ecossistema de Inovação com o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Varejo do futuro, loja física e insights da NRF são destaques na nova temporada do Plano de Voo
Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.