Mais buscados: MEI CREDITO SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Durante os últimos três meses, as escolas municipais Nossa Senhora Aparecida e João XXIII, de Antônio Prado, vivenciaram no dia a dia as atividades do Projeto Legado, lançado este ano no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS, dentro do eixo Educação Empreendedora. A iniciativa, que começou em agosto e se encerra neste mês de novembro, foi desenvolvida pelos professores e estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental com o propósito de reforçar a consciência social e ambiental e estimular o exercício da cidadania.
“O Projeto Legado tem como objetivo ajudar cada um a desenvolver seus talentos e utilizá-los em prol da sociedade ajudando instituições sociais. A partir das atividades práticas desenvolvidas, os alunos são conduzidos por uma experiência única, na qual colocam em prática conceitos de trabalho em equipe, consciência social e senso de comunidade”, explica Maria Isabel Silveira Furtado, coordenadora pedagógica do Município.
Entre as ações realizadas na escola João XXIII destacam-se as campanhas de coleta, por meio das quais as turmas estudaram sobre os impactos do descarte inadequado de resíduos no meio ambiente e elaboraram materiais de orientação. “A campanha teve divulgação de conscientização e coleta de resíduos não só na escola, mas também em locais como supermercados, farmácias, Prefeitura, salões comunitários e em outras escolas da cidade”, aponta Maria Isabel.
Ela explica que a iniciativa colabora ainda para a obtenção de recursos financeiros que são investidos nas próprias escolas e também doados a entidades locais, como o Recanto da Compaixão Frei Salvador e o Hospital São José. Entre os itens recolhidos estão óleo de cozinha usado, embalagens de remédios, tampas plásticas, entre outros.
Na escola Nossa Senhora Aparecida, os estudantes aprenderam a confeccionar brinquedos com materiais recicláveis para doar aos alunos das séries iniciais, fizeram uma horta de temperos que agora são usados na merenda escolar e confeccionaram jogos para presentear a instituição do idoso da cidade, ações voltadas a reforçar a importância do exercício da cidadania e da ajuda a entidades sociais.
Sobre o eixo Educação Empreendedora
A educação empreendedora proposta pelo Sebrae RS busca transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo. O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, alinhadas às premissas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
06 de Dezembro de 2024Encadeamento Produtivo: avicultor de Barra do Rio Azul realiza cursos para aperfeiçoar seu negócio
SAIBA MAIS06 de Dezembro de 2024
Liderar e inspirar: Sebrae realiza curso com Poder Público do município de Lagoa Vermelha
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.