Mais buscados: mei Credito sei boas praticas Consultoria
Da Redação
Durante os últimos três meses, as escolas municipais Nossa Senhora Aparecida e João XXIII, de Antônio Prado, vivenciaram no dia a dia as atividades do Projeto Legado, lançado este ano no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS, dentro do eixo Educação Empreendedora. A iniciativa, que começou em agosto e se encerra neste mês de novembro, foi desenvolvida pelos professores e estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental com o propósito de reforçar a consciência social e ambiental e estimular o exercício da cidadania.
“O Projeto Legado tem como objetivo ajudar cada um a desenvolver seus talentos e utilizá-los em prol da sociedade ajudando instituições sociais. A partir das atividades práticas desenvolvidas, os alunos são conduzidos por uma experiência única, na qual colocam em prática conceitos de trabalho em equipe, consciência social e senso de comunidade”, explica Maria Isabel Silveira Furtado, coordenadora pedagógica do Município.
Entre as ações realizadas na escola João XXIII destacam-se as campanhas de coleta, por meio das quais as turmas estudaram sobre os impactos do descarte inadequado de resíduos no meio ambiente e elaboraram materiais de orientação. “A campanha teve divulgação de conscientização e coleta de resíduos não só na escola, mas também em locais como supermercados, farmácias, Prefeitura, salões comunitários e em outras escolas da cidade”, aponta Maria Isabel.
Ela explica que a iniciativa colabora ainda para a obtenção de recursos financeiros que são investidos nas próprias escolas e também doados a entidades locais, como o Recanto da Compaixão Frei Salvador e o Hospital São José. Entre os itens recolhidos estão óleo de cozinha usado, embalagens de remédios, tampas plásticas, entre outros.
Na escola Nossa Senhora Aparecida, os estudantes aprenderam a confeccionar brinquedos com materiais recicláveis para doar aos alunos das séries iniciais, fizeram uma horta de temperos que agora são usados na merenda escolar e confeccionaram jogos para presentear a instituição do idoso da cidade, ações voltadas a reforçar a importância do exercício da cidadania e da ajuda a entidades sociais.
Sobre o eixo Educação Empreendedora
A educação empreendedora proposta pelo Sebrae RS busca transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo. O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, alinhadas às premissas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Julho de 2025Salas do Empreendedor da Região Noroeste superam 33 mil atendimentos no 1º semestre de 2025
SAIBA MAIS17 de Julho de 2025
Sebrae RS lança programa para impulsionar vendas de startups no estado
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.