Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei crEdito sei Boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Projeto Legado leva consciência social aos estudantes de Antônio Prado

Iniciativa lançada em agosto integra o Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS

atualizado em: 25/11/22

Da Redação

COMPARTILHE

Durante os últimos três meses, as escolas municipais Nossa Senhora Aparecida e João XXIII, de Antônio Prado, vivenciaram no dia a dia as atividades do Projeto Legado, lançado este ano no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS, dentro do eixo Educação Empreendedora. A iniciativa, que começou em agosto e se encerra neste mês de novembro, foi desenvolvida pelos professores e estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental com o propósito de reforçar a consciência social e ambiental e estimular o exercício da cidadania.      

“O Projeto Legado tem como objetivo ajudar cada um a desenvolver seus talentos e utilizá-los em prol da sociedade ajudando instituições sociais. A partir das atividades práticas desenvolvidas, os alunos são conduzidos por uma experiência única, na qual colocam em prática conceitos de trabalho em equipe, consciência social e senso de comunidade”, explica Maria Isabel Silveira Furtado, coordenadora pedagógica do Município.  

Entre as ações realizadas na escola João XXIII destacam-se as campanhas de coleta, por meio das quais as turmas estudaram sobre os impactos do descarte inadequado de resíduos no meio ambiente e elaboraram materiais de orientação.  “A campanha teve divulgação de conscientização e coleta de resíduos não só na escola, mas também em locais como supermercados, farmácias, Prefeitura, salões comunitários e em outras escolas da cidade”, aponta Maria Isabel.  

Ela explica que a iniciativa colabora ainda para a obtenção de recursos financeiros que são investidos nas próprias escolas e também doados a entidades locais, como o Recanto da Compaixão Frei Salvador e o Hospital São José. Entre os itens recolhidos estão óleo de cozinha usado, embalagens de remédios, tampas plásticas, entre outros.  

Na escola Nossa Senhora Aparecida, os estudantes aprenderam a confeccionar brinquedos com materiais recicláveis para doar aos alunos das séries iniciais, fizeram uma horta de temperos que agora são usados na merenda escolar e confeccionaram jogos para presentear a instituição do idoso da cidade, ações voltadas a reforçar a importância do exercício da cidadania e da ajuda a entidades sociais.  

Sobre o eixo Educação Empreendedora  

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae RS busca transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo.  O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, alinhadas às premissas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  

Sobre o Cidade Empreendedora 

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Julho de 2024

Sala do Empreendedor de Cruz Alta realiza mais de 4 mil atendimentos no primeiro semestre de 2024

SAIBA MAIS

 

15 de Julho de 2024

Evento em Gramado vai colocar os terroirs brasileiros em pauta

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/07/2024 14:30

Divulgar a gastronomia e paisagens gaúchas são apostas para retomar o turismo no RS

Sebrae RS Podcast 12/07/2024 13:00

Retomada dos pequenos e médios negócios de varejo é tema de podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: