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Da Redação
Maior visibilidade de marca, mais engajamento com o consumidor e fomento de novas vendas por meio de canais digitais para se manter competitivo e se destacar no mercado de varejo de moda. Estes são alguns dos principais conceitos desenvolvidos pelo Sebrae RS no projeto Ganhos Rápidos. A iniciativa capacitou um grupo de 20 empresas do Noroeste gaúcho neste semestre com resultados significativos.
Uma pesquisa realizada ao término do projeto no final do mês de novembro indicou que todos os empreendedores participantes informaram terem aperfeiçoado a presença dos seus negócios no ambiente digital e maior engajamento junto aos clientes e potenciais consumidores. Além disso, 85% relataram ganho em produtividade. O estudo também apontou outro dado relevante: um a cada três novos seguidores dos canais digitais das participantes foi convertido em cliente.
Segundo a analista de articulação de projetos do Sebrae RS, Lisiani Uggeri Hampel, o projeto é formatado em uma metodologia própria que parte da identificação das dores trazidas pelos próprios empreendedores. O trabalho é desenvolvido alinhado a essas demandas e os resultados falam por si só: 100% das empresas tiveram melhoria de performance e ampliação da carteira de clientes. “É um projeto diferenciado e muito focado, que apresenta ferramentas e soluções práticas que fazem a diferença no dia a dia das empresas deste nicho, assim como a aproximação de startup de tecnologia voltado para o varejo da moda que auxiliam as empresas a acelerar o seu atendimento, aumentar a humanização e resultados de performance. As oficinas de benchmarking com empresários renomados, por exemplo, oportunizaram a troca de experiências entre os participantes e agrega expertise para quem está querendo crescer”, explica.
O projeto contou ainda com a expertise da NAU25, empresa gaúcha que atua em múltiplos programas de capacitação e consultoria empreendedora. “Trabalhamos com as empresas para que eles usassem de forma estratégica essas mídias sociais, tornando-as canais de venda. Através de uma comunicação clara, estratégica e dirigida”, explica a consultora Fabi Nunes. Segundo ela, as redes sociais são uma arma poderosa para os varejistas “Considerando a cultura da transformação digital que estamos vivendo nos últimos anos, e que foi acelerada neste cenário pandêmico, ter mais um ponto de contato com os clientes pode impactar em um crescimento expressivo em vendas”, avalia.
A loja multimarcas do município de Selbach Travessia – Fashion and Gifts fez bom uso do projeto para se destacar e manter-se competitiva no mercado em um momento de retomada e reorganização de boa parte das empresas do varejo gaúcho. Para a empreendedora Tatiane Michele Backes, a capacitação veio em boa hora. Acompanhando a tendência de digitalização dos canais de vendas, a empresa mergulhou de vez nas estratégias propostas. A empresa finalizou o projeto com crescimento de 60% nas vendas, mais autoridade e visibilidade da marca, além de maior assertividade nas compras que agora contam com um planejamento melhor estruturado, o que garante melhor fluxo de caixa e projeção de demandas e vendas. “Nós sempre escutamos as dores dos clientes e é fundamental que ouçam as nossas. Foi uma experiência fundamental, direto ao ponto. Em 90 dias já começamos a colher os resultados”, destaca.
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