Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei MEI Credito CONSULTORIA BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Projeto piloto do SEBRAE/RS irá difundir a prática do lean manufacturing

22/07/15

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa que estimula a produtividade vai contemplar 30 empresários de Caxias do Sul até o final de 2016

Da Redação

Lean manufacturing para as pesquenas empresas (Foto: Banco de Imagens)

Caxias do Sul – Técnicas adequadas para otimizar a produtividade são fundamentais para uma empresa. A prática, bastante difundida em grandes corporações, começa a ser estimulada entre as pequenas empresas. O SEBRAE/RS iniciou, de forma piloto, o Projeto Lean Manufacturing, que irá auxiliar 30 empresários de Caxias do Sul, até novembro de 2016, a implantar ferramentas direcionadas para os seus processos de produção.

O lean manufacturing, ou, em tradução livre, manufatura enxuta, consiste em um sistema de aplicação de diversas ferramentas produtivas, entre elas o mapeamento de fluxo de valor, troca rápida de ferramentas e o 5S, para eliminar o que não agrega valor e tornar as empresas mais rápidas e competitivas. O técnico da Regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS, Taisson Toigo, conta que a iniciativa nasceu de forma experimental. “Esse sistema já é aplicado em grandes empresas com bom resultado. Achamos que seria importante inseri-lo, também, nas empresas de pequeno porte. Iremos atuar minimizando o desperdício dos processos produtivos por meio de capacitações até o final de 2016”, disse.

As ações já estão em andamento. O grupo de industriais participou de um curso de 5S, que consiste em uma metodologia de qualidade total com foco em utilização, organização, limpeza, higiene e disciplina; oficina de introdução ao lean manufacturing; oficina de ação para solução de problemas e oficina de gestão visual. “Faremos visitas técnicas em empresas que já aplicaram a metodologia, e também encontros de boas práticas”, conta Toigo.

Para detalhar a iniciativa, o técnico exemplifica. “Os custos são calculados na fase de projeto de um produto, por exemplo. Com base nisso, um engenheiro poderá indicar materiais e processos adequados, reduzindo riscos e investimento”. As palavras-chave da metodologia são flexibilidade e agilidade, ou seja, atitudes que possam detectar o melhor caminho a seguir. “Esperamos como resultado que eles possam melhorar ou até redesenhar seus processos produtivos, resultando em maior ganho de produtividade”, finaliza Toigo.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Agosto de 2018

Empresas gaúchas de games expõem suas criações na Alemanha

SAIBA MAIS

 

17 de Agosto de 2018

Uma imersão no mundo da qualidade da carne gaúcha

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2018 17:13

Sebrae realiza ciclo de palestras on-line para negócios em saúde

Sebrae RS Podcast 16/08/2018 17:52

Arena de Inovação leva startups do agronegócio para a Expointer

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: