Superintendente Léo Hainzenreder acompanhou o Dia de Campo junto aos produtores do município
Da Redação
Travesseiro – Mesmo com a forte chuva que caiu sobre Travesseiro, município da Região do Vale do Taquari e Rio Pardo, nesta quarta-feira (12/12), o grupo de 20 produtores que integram o Projeto Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA) na cidade, participaram com muita alegria do seu 3º Dia de Campo. Reunidos na propriedade do produtor rural Alexandre Becker, que fica na Picada Felipe Essig, eles relataram as melhorias na produção leiteira local para o superintendente do Sebrae/RS, Léo Hainzenreder, ao vice-prefeito municipal, Sérgio Nied, e aos gerentes do Sebrae/RS, Liane Klein, da Regional Vale do Taquari e Rio Pardo, e João Paulo Kessler, do Agronegócio.
O PISA em Travesseiro é uma iniciativa do Programa Juntos para Competir, parceria do Sebrae/RS, Farsul e Senar/RS. O projeto busca o aporte de técnicas modernas de produção de leite, que resultam em um aumento de produtividade e redução de custos, aliados a práticas que levam a uma redução na carga de trabalho e ações sustentáveis de conservação do solo.
Impressionado com o que pode observar na conversa com os produtores, o superintendente Léo Hainzenreder destacou que esta ação em Travesseiro prioriza a evolução das propriedades através da difusão de tecnologia e boas práticas de gestão em sistemas de produção de leite. “Buscamos multiplicar resultados para ter uma produção sustentável com a realização de cursos de capacitação, visitas técnicas com levantamentos nas propriedades e dias de campo”, ressalta. As visitas às propriedades servem para observar manejo, sanidade e reprodução dos rebanhos. Hainzenreder pontuou, também, “que ver o sorriso no rosto destas pessoas que buscam sua subsistência na lida campeira e conseguem ver suas propriedades crescerem é motivo de grande alegria para nós do Sebrae/RS”.
O vice-prefeito de Travesseiro, Sérgio Nied, lembrou que os produtores que integram o grupo no PISA obtiveram, de forma geral, uma redução nos custos com aumento de produção, “o que resultou em um aumento significativo da sua lucratividade, cerca de 20%”.
No encontro desta quarta-feira os parceiros também contratualizaram o projeto para o período de 2013 a 2015. A iniciativa será expandida, devendo atender 80 produtores de Travesseiro, Arroio do Meio e Arvorezinha. A meta da ação é elevar em 30% a produção das propriedades participantes até dezembro de 2015 e reduzir em 15% os custos de produção no mesmo período.