Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito mei Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Projeto qualifica pequenas agroindústrias

Ações abrangem empreendimentos na região Norte e no Vale dos Sinos e cria base de negócios com visão de futuro

09/02/18

Da Redação

COMPARTILHE

Erechim – Desenvolvimento econômico e social a partir de bons resultados em produtividade e qualidade nas agroindústrias. Na região Norte do Rio Grande do Sul essa pode ser a tradução do que acontece a partir de um conjunto de ações que Sebrae/RS lidera junto aos pequenos negócios através do Programa Juntos para Competir, em parceria com Farsul e Senar. O projeto, iniciado em 2017, abrange também a região do Vale do Rio dos Sinos, sendo 35 empresas dessa área e 65 participantes do Norte do Estado. As atividades qualificam e capacitam os empreendedores para que tenham melhores resultados em vendas, atendimento aos clientes e perspectivas para o futuro.

Mais informações sobre as atividades do projeto podem ser obtidas na gerência regional da organização pelo telefone (54) 3522-3077 (Foto: Banco de Imagens)

Na percepção do secretário de Agricultura de Erechim, Leandro Augusto Basso, a avaliação do conjunto de ações e seus resultados não se limita ao rendimento individual de cada propriedade. “Muito mais do que o bem para cada família, pois esse é o perfil dos empreendimentos, temos um crescimento comunitário, um vetor de melhorias econômicas geral. A riqueza gira localmente”, argumenta. Segundo ele, as agroindústrias envolvidas no projeto do Sebrae/RS se destacam porque a capacitação amplia benefícios em produtividade, bem-estar e geração de renda para os participantes.

A gestora do projeto no Sebrae/RS, Cheila Fátima Lorenzon, explica que o foco em agregar valor aos produtos comercializáveis é uma motivação levada a sério em todo o planejamento de trabalho. Existem diversos perfis que vão desde vegetais processados, derivados do leite, embutidos, pães e massas, e até inovações em hortifrutigranjeiro e receitas criativas passíveis de ganhar escala para vendas em maior volume. “Quando valorizamos a produção rural com propósito qualitativo e incluímos metodologias e processos de gestão modernos, que calculam custos corretos, que evitam desperdícios e criam perspectiva de crescimento, o benefício é de todos”, concorda ela com o secretário.

A Região Norte do Rio Grande do Sul possui uma grande concentração de agroindústrias (familiares) de pequeno porte. Foi com base nesse conhecimento que o projeto foi estruturado para ter continuidade no ano de 2018. “Depois da fase de diagnóstico individual, uma série de ações coletivas já foram realizadas, incluindo cursos, oficinas, palestras, debates e troca de experiência”, relata Cheila. Mais informações sobre as atividades do projeto podem ser obtidas na gerência regional da organização pelo telefone (54) 3522-3077, pois mesmo sem novas vagas no grupo, pode-se obter atendimento individual.

Há também uma série de consultorias para as empresas que possuem demandas em gestão, aperfeiçoamento da marca, embalagem, rótulo, ou necessidades pontuais na área de alimentos, por exemplo: “Boas práticas de fabricação, desenvolvimento de produto, tabela nutricional podem constar em uma determinada ação nas propriedades”, complementa a gestora. A maioria dos empreendimentos participantes do projeto vende diretamente ao consumidor através de feiras locais, “mas já há um bom movimento de compra do varejo das cidades da região Norte para alguns tipos de produtos que desejam oferecer aos clientes”, confirma o secretário da agricultura de Erechim.

Para ele, o futuro também pode estar em vencer algumas barreiras de legislação estadual para permitir a comercialização de itens alimentícios para outros municípios e/ou estados. “Seria um passo importante para todos, para buscar ainda mais qualificação e reconhecimento do alto nível produtivo do que temos tido”, finaliza.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

25 de Maio de 2018

Pequenos negócios vendem mais de R$ 5 milhões na SICC

SAIBA MAIS

 

25 de Maio de 2018

O Rio Grande do Sul na vitrine da Fenadoce

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 25/05/2018 11:13

Especial SEBRAE-RS: O Guia Definitivo do MEI

Sebrae RS Podcast 24/05/2018 11:38

Fique atento aos erros comuns na hora da declaração anual do MEI

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: