Mais buscados: mei crédito sei boas praticas consultoria
Da Redação
Erechim – Desenvolvimento econômico e social a partir de bons resultados em produtividade e qualidade nas agroindústrias. Na região Norte do Rio Grande do Sul essa pode ser a tradução do que acontece a partir de um conjunto de ações que Sebrae/RS lidera junto aos pequenos negócios através do Programa Juntos para Competir, em parceria com Farsul e Senar. O projeto, iniciado em 2017, abrange também a região do Vale do Rio dos Sinos, sendo 35 empresas dessa área e 65 participantes do Norte do Estado. As atividades qualificam e capacitam os empreendedores para que tenham melhores resultados em vendas, atendimento aos clientes e perspectivas para o futuro.
Na percepção do secretário de Agricultura de Erechim, Leandro Augusto Basso, a avaliação do conjunto de ações e seus resultados não se limita ao rendimento individual de cada propriedade. “Muito mais do que o bem para cada família, pois esse é o perfil dos empreendimentos, temos um crescimento comunitário, um vetor de melhorias econômicas geral. A riqueza gira localmente”, argumenta. Segundo ele, as agroindústrias envolvidas no projeto do Sebrae/RS se destacam porque a capacitação amplia benefícios em produtividade, bem-estar e geração de renda para os participantes.
A gestora do projeto no Sebrae/RS, Cheila Fátima Lorenzon, explica que o foco em agregar valor aos produtos comercializáveis é uma motivação levada a sério em todo o planejamento de trabalho. Existem diversos perfis que vão desde vegetais processados, derivados do leite, embutidos, pães e massas, e até inovações em hortifrutigranjeiro e receitas criativas passíveis de ganhar escala para vendas em maior volume. “Quando valorizamos a produção rural com propósito qualitativo e incluímos metodologias e processos de gestão modernos, que calculam custos corretos, que evitam desperdícios e criam perspectiva de crescimento, o benefício é de todos”, concorda ela com o secretário.
A Região Norte do Rio Grande do Sul possui uma grande concentração de agroindústrias (familiares) de pequeno porte. Foi com base nesse conhecimento que o projeto foi estruturado para ter continuidade no ano de 2018. “Depois da fase de diagnóstico individual, uma série de ações coletivas já foram realizadas, incluindo cursos, oficinas, palestras, debates e troca de experiência”, relata Cheila. Mais informações sobre as atividades do projeto podem ser obtidas na gerência regional da organização pelo telefone (54) 3522-3077, pois mesmo sem novas vagas no grupo, pode-se obter atendimento individual.
Há também uma série de consultorias para as empresas que possuem demandas em gestão, aperfeiçoamento da marca, embalagem, rótulo, ou necessidades pontuais na área de alimentos, por exemplo: “Boas práticas de fabricação, desenvolvimento de produto, tabela nutricional podem constar em uma determinada ação nas propriedades”, complementa a gestora. A maioria dos empreendimentos participantes do projeto vende diretamente ao consumidor através de feiras locais, “mas já há um bom movimento de compra do varejo das cidades da região Norte para alguns tipos de produtos que desejam oferecer aos clientes”, confirma o secretário da agricultura de Erechim.
Para ele, o futuro também pode estar em vencer algumas barreiras de legislação estadual para permitir a comercialização de itens alimentícios para outros municípios e/ou estados. “Seria um passo importante para todos, para buscar ainda mais qualificação e reconhecimento do alto nível produtivo do que temos tido”, finaliza.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.