
Mais buscados: MEI CREDITO Sei BOAS PRATICAS consultoria

Da Redação
Estimular a competitividade e a geração de negócios de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do setor fotovoltaico do Estado é o objetivo da parceria entre o Sebrae RS, Banrisul, UFRGS e Senai/RS, com o Projeto Selo + Energia Sustentável. A iniciativa vai contemplar 30 MPEs do segmento atendendo a uma demanda do mercado gaúcho, disponibilizando aos pequenos negócios do segmento solar fotovoltaico a oportunidade de desenvolvimento da gestão e qualificação técnica, fomentando a economia gaúcha e promovendo o uso de energia limpa. O acordo de cooperação técnica entre o Sebrae RS e o Banrisul foi firmado em evento que aconteceu nesta quarta-feira (19), no Espaço de Negócios do Sebrae RS, em Porto Alegre.
Com início previsto para maio, a iniciativa será desenvolvida em ações compostas por atividades que visam o aumento da competitividade e a geração de negócios, a partir de soluções que buscam impactar na comercialização, na taxa de conversão e no aumento do faturamento e lucratividade das empresas participantes, bem como elevar o nível técnico das empresas participantes. O projeto também contará com qualificação técnica do Senai e SESI, com os cursos de instalação de sistemas fotovoltaicos, projetos de sistemas fotovoltaicos, NR 10 e NR35.
De acordo com o diretor de Crédito do Banrisul, Osvaldo Lobo Pires, o projeto busca qualificar e desenvolver as integradoras de energia solar do Estado do RS. “Todos crescemos com essa iniciativa: as empresas integradoras com mais qualificação para os seus negócios, o Banco com mais negócios de qualidade e o planeta com sustentabilidade”, frisou.
Para o gestor de projetos do Sebrae RS, Cleverton Luís Paranhos, a iniciativa vai auxiliar no desenvolvimento do setor no Estado. “Além de apenas oferecer seus produtos, os empreendedores precisam aprimorar suas habilidades voltadas à gestão, questões técnicas e comerciais, acesso a crédito e a oportunidade de negócios. O projeto oferecerá capacitações e qualificações nessas áreas. Desenvolvendo esses atributos, com certeza o setor solar fotovoltaico do Estado será mais próspero”, comentou.
Sobre o projeto
O Projeto Selo + Energia Sustentável esteve com as inscrições abertas até o dia 15 de março deste ano e, neste primeiro ciclo, terá a participação de 30 empresas. No entanto, as instituições já trabalham na estruturação do segundo ciclo, previsto para 2024.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.