
Mais buscados: mei credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Da Redação

A produção de carne de qualidade e as semelhanças nas condições edafoclimáticas (planta-solo-clima) do Pampa do Rio Grande do Sul estão levando 35 empresários rurais das regiões Campanha, Fronteira Oeste e Sul para a Argentina. Entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro, os produtores participam de missão em propriedades rurais, frigorífico, instituição de pesquisa e de representação da classe pecuária em duas cidades daquele país: Concepcion Del Uruguay e Rosário. A iniciativa faz parte do Programa Juntos para Competir, impulsionado pela Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS.
O primeiro dia de atividades do grupo será no INTA (Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária), em Concepcion Del Uruguay. Já em Rosário, visitarão a Planta Faenadora (Frigorífico JBS Swif Argentina) e a empresa CONECAR – Fábrica de rações e confinamento. Na sociedade Rural de Rosário, os empreendedores participam de palestra sobre os diferentes sistemas de produção de carne bovina utilizados na Argentina. A última atividade é a visita à Estância La Marcela, propriedade com cria bovina intensiva, integração lavoura-pecuária e uso de manejo sustentável. “O roteiro de atividades que os produtores gaúchos participarão abrange toda a cadeia de bovinocultura de corte do país vizinho, uma referência mundial”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.
Segundo Koch, a pecuária no Rio Grande do Sul está voltada para produção em campo nativo e, por isso, encontra uma concorrência muito alta com a expansão dos plantios de soja na região, resultante dos altos preços do grão. “Através desta missão, estamos estimulando a troca de experiências e de conhecimentos nas áreas de tecnologia de produção, comercialização e associativismo”, afirma.
O técnico do Sebrae/RS na região da Campanha e Fronteira Oeste, Tauê Hamm, complementa: “o segmento da pecuária de corte gaúcha necessita melhorar a competitividade dos produtores, através do aumento dos indicadores de produtividade, valorizar a carne e, consequentemente, aumentar a rentabilidade da atividade”. Para isso, de acordo com Hamm, além das missões internacionais – em 2011 foi realizada ação semelhante ao Uruguai – os produtores participam de capacitações gerenciais, fomento ao associativismo e consultorias tecnológicas que são realizadas diretamente nas propriedades rurais.
A missão à Argentina integra produtores dos municípios de Alegrete, Uruguaiana, Santana do Livramento, Rosário do Sul, Bagé, Caçapava do Sul, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Pedras Altas, Pedro Osório, e outros.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.