
Mais buscados: mei CREDITO Sei BOAS Praticas consultoria

Da Redação

No espaço de harmonização e degustação serão abordadas questões técnicas sobre a qualidade destes produtos gaúchos.
Queijos, vinhos e doce de leite. Quem não gosta? Mas, além de apreciar esses produtos, é importante conhecer um pouco mais sobre a sua qualidade e procedência para poder avaliar melhor cada um deles na hora da escolha. Para sensibilizar os visitantes sobre essas características, o espaço do programa Juntos para Competir na Expointer, elaborado e executado por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, em parceria com FIERGS/Senai e Fecomércio/Senac, preparou três oficinas diárias gratuitas durante a feira, que acontecerá de 24 de agosto a 01 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
O gestor de projetos do programa Juntos Para Competir no Sebrae RS, André Bordignon, salienta que no espaço de harmonização e degustação de queijos, vinhos e doce de leite, serão abordadas questões técnicas sobre a qualidade destes produtos gaúchos. “As oficinas de degustação de queijos e vinhos têm a proposta de valorizar a qualidade dos produtos gaúchos, explorando os principais Terroirs do Estado. Dicas de como harmonizar o vinho, o queijo e o doce de leite, e abordar sobre as vantagens em consumir estes produtos”, afirma.
“O espaço tem como objetivo enaltecer as questões sensoriais dos produtos, evidenciar suas características particulares e valorizar a sua qualidade”, ressalta o assessor da Superintendência do Senar-RS e gestor do Juntos para Competir, Antonio José Aguinaga. “No RS temos produtos de excelência, com garantia de qualidade, desde sua produção até a mesa do consumidor. O Juntos para Competir trabalha nessa linha, fomentando produtos com alta qualidade e excelência na sua produção”, acrescenta.
Juntamente com as degustações técnicas dos produtos, será harmonizado o queijo serrano, o queijo colonial e o doce de leite com vinhos tintos, brancos e espumantes. As oficinas serão realizadas diariamente, a partir das 11h30min, e a duração é de 45 minutos. As inscrições poderão ser feitas no local, dentro do próprio espaço.
Saiba mais sobre o Juntos para Competir
Através de 29 projetos, o programa Juntos para Competir atende, em 2019, mais de 2.800 produtores rurais das principais cadeias produtivas: bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura, apicultura, vitivinicultura, horticultura e agroindústria. Por meio da participação em grupos de trabalho, são traçadas metas desejadas e desenvolvidos os planos anuais de atividades. As ações são realizadas em conjunto pelas entidades que promovem o programa, com a participação de parceiros locais que estejam envolvidos no desenvolvimento dos setores trabalhados. As ações desenvolvidas são relativas à tecnologia de produção e industrialização, ao acesso a mercados e à gestão, melhorando a qualidade dos produtos e agregando valor à produção agropecuária.
O produtor rural interessado em participar pode sempre entrar em contato com o Sindicato Rural, supervisor regional do Senar-RS ou escritório do Sebrae RS mais próximo para saber de novos projetos coletivos e individuais.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
14 de Novembro de 2025Venâncio Aires dá início ao trabalho de regulamentação da Lei de Inovação
SAIBA MAIS13 de Novembro de 2025
Com apoio do Sebrae, Festival do Xis valoriza o turismo gastronômico de Santa Maria
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.