Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CRÉDITO Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Radar Turístico é lançado e indica caminhos para o setor em Santa Maria

Projeto é uma iniciativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em parceria com a Prefeitura e o Sebrae RS

atualizado em: 24/11/23

Da Redação

COMPARTILHE

Na sexta-feira (17), ocorreu a apresentação da pesquisa Radar Turístico de Santa Maria, realizada entre maio e setembro de 2023 pelo Instituto de Pesquisa de Mercado da UNISINOS e encomendada pelo Sebrae RS. O estudo apresentado de forma on-line, avaliou as condições, o posicionamento e as oportunidades turísticas do município. O projeto integra o Programa Cidade Empreendedora, que entre outras ações, busca impulsionar o potencial turístico da região, estimulando a economia local.   

O Radar Turístico tem como objetivo mapear e analisar os potenciais atrativos turísticos de Santa Maria para promover o desenvolvimento sustentável.  As informações vão colaborar na identificação de pontos fortes e áreas de melhoria, planejamento estratégico, tomada de decisão, engajamento da comunidade, infraestrutura e serviços, posicionamento competitivo, entre outros pontos. 

A Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Engel Fontana, destaca a relevância do estudo para a cidade demonstra que o município vem implementando ações e políticas para fortalecer o setor: “nos estimula também a trabalhar ainda mais, repetindo e mobilizando movimentos, fazendo ações e buscar essas conexões com os diferentes atores, para que tenhamos cada vez mais uma estrutura de turismo organizada, mapeada e punjante”.  

Para o Gestor de Turismo do Sebrae RS, Carlos Henrique Karsten Junior, o estudo fornece insights detalhados e orientados por dados, essenciais para a formulação de estratégias eficazes de turismo. “Com essas informações, podemos trabalhar em conjunto com as autoridades locais, empresários e a comunidade para desenvolver produtos turísticos inovadores, melhorar a infraestrutura existente e criar experiências memoráveis para os visitantes. Além de envolver e sensibilizar a comunidade local, um aspecto crucial para criar um destino turístico acolhedor e autêntico”.  

A pesquisa  

O estudo indica que Santa Maria já possui uma infraestrutura turística sólida, com destaque para a dimensão de eventos, que se mostra como o principal atrativo da cidade. A pesquisa aponta a existência de 40 agências de turismo e 25 guias locais, 2 guias-motorista e 38 transportadoras turísticas cadastradas no Cadastur. A cidade também se beneficia de profissionais qualificados em turismo e de um curso superior na área, fortalecendo seu potencial turístico. 

O portal “Santa Maria Mais Turismo” foi destacado como uma ferramenta eficaz na promoção da cidade, oferecendo informações abrangentes sobre atrativos, eventos, hospedagem e gastronomia. O estudo também classifica Santa Maria na região turística Central do Rio Grande do Sul, incluindo rotas como a Rota Gastronômica da Imigração e a Rota Paleontológica. 

O perfil do público hospedado em Santa Maria é predominantemente composto por pessoas a trabalho, em trânsito ou participando de eventos. Este dado reforça a importância dos eventos na economia turística local. 

Utilizando uma metodologia que combina pesquisa documental, entrevistas qualitativas e observações in loco, o estudo visa analisar o atual cenário turístico de Santa Maria e identificar oportunidades para o desenvolvimento do setor. 

Sobre o Cidade Empreendedora 

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.   

Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/ 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS abre inscrições para o Selo Sebrae de Referência em Atendimento da Sala do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

22 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS lança convênio com Governo do Estado do Rio Grande do Sul para desenvolvimento de MEIs

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 16/01/2024 14:00

No Plano de Voo, empresária compartilha tendências após participar da maior feira de alimentação e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: