Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei credito consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Redes de cooperação e tecnologia são alternativas para impulsionar os pequenos negócios

06/10/15

Da Redação

COMPARTILHE

Empresas apoiadas pelo SEBRAE/RS se unem para enfrentar a crise

Da Redação

Redes de Cooperação são formadas por empresas do mesmo segmento que se unem para competir (Foto: Banco de Imagens)

Santa Maria – A associação faz a força. Não é de hoje que os empresários se aliam para comprar melhor e ganhar espaço para suas marcas, mas em um cenário de crise as redes de cooperação se tornam uma saída para a sobrevivência. O SEBRAE/RS apoia 27 redes com esse formato em todo Estado. São empresas de varejo de móveis, materiais de construção, comércio de autopeças e farmácias e até um projeto de polo gastronômico, que seguem princípios semelhantes.

Para o coordenador de redes pelo SEBRAE/RS, Fabiano Zórtea, o formato existe para ser uma alternativa para os pequenos negócios competirem no mercado. A cooperação traz vários benefícios. “As empresas conseguem fazer compras conjuntas e ganham poder de barganha, devido ao maior volume de itens e melhores condições de negociação”, cita. Outro aspecto importante das redes é a possibilidade de consolidação de marca, com uma atuação mais ampla para alcançar o reconhecimento dos consumidores a partir de estratégias de marketing compartilhado. Basicamente, elas são uma alternativa para ganho de escala, em todos os fatores, inclusive no estoque. “Em um cenário de economia desfavorável, é ainda mais relevante a união dos pequenos negócios para reduzir custos fixos e se manterem vivos. Não é só uma questão de competitividade, mas de sobrevivência”, ressalta Zórtea.

A tecnologia também é aliada para a redução de custos. O gestor de projetos da Regional Centro do SEBRAE/RS Carlos Henrique Karsten Junior destaca que as empresas estão fazendo uso de ferramentas e aplicativos como WhatsApp e Skype para trocar informações, fazer reuniões e até comprar mais barato. É o caso da Rede Central de Pneus, com sede em Santa Maria. Com 23 associados, o grupo tinha dificuldade de se reunir pela distância entre as unidades. Avelino Antonio Trindade Baldez, responsável pelo setor de negociações e com duas lojas em Santa Maria, relata que são realizadas reuniões semanais e um encontro mensal, mas empresários que ficavam em até 300 quilômetros da sede tinham dificuldade de comparecer. “Instalamos um sistema de videoconferência, no qual todos podem participar e se manter informados sobre as negociações”, conta. Para Baldez, a ferramenta é importante, pois facilita a integração dos associados.

Outro exemplo é a Redecar, também de Santa Maria. “Antes trocávamos mensagem por SMS e agora por WhatsApp”, conta Cristiano Colvero, vice-presidente da rede que conta 20 associados entre oficinas mecânicas e autopeças. Com a crise, as reuniões pessoais, que aconteciam mensalmente, ficaram mais difíceis, e a tecnologia é a forma de manter o contato e trocar informações técnicas sobre fornecedores, preços de produtos, e até treinamentos. “Há alguns resistentes, mas para eles ainda existe o telefone ou email”, comenta o empresário.

Até o Polo Gastronômico, que se formou no início do ano na região, já está desfrutando dos benefícios da atuação conjunta. São 60 empreendimentos participantes em Santa Maria e região. “Embora não seja ainda uma rede de cooperação, o grupo utiliza o WhatsApp para se informar sobre promoções, onde conseguir determinados produtos e outras informações relevantes para seus negócios”, relata Karsten Junior.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

21 de Agosto de 2018

Produtoras de games gaúchas prospectam negócios na Alemanha

SAIBA MAIS

 

21 de Agosto de 2018

Doces de Pelotas em estande especial na Expointer

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/08/2018 18:21

Palestra on-line analisa SIMPLES para empresas de saúde

Sebrae RS Podcast 20/08/2018 15:09

Sebrae RS realiza palestra on-line sobre investidor anjo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: