Mais buscados: MEI CREDITO Sei boas praticas Consultoria
Da Redação
Rica em atrações tanto pela sua natureza quanto pela sua história e patrimônio, a Região Sul oferece possibilidades de desenvolvimento por meio do turismo. Em busca da identificação dessas oportunidades e dos elementos que são diferenciais, o Sebrae RS realizou radiografia da região por meio de pesquisa em 16 municípios – Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, Camaquã, São Lourenço do Sul, Pelotas, Jaguarão, São José do Norte, Tavares, Chuí, Santa Vitória do Palmar, Arroio Grande, Piratini, Pinheiro Machado e Rio Grande – através do Instituto de Pesquisa de Mercado da Unisinos.
O levantamento gerou o Relatório de Oportunidades para o Desenvolvimento do Turismo na Região Sul do Estado, que será apresentado dia 10 de outubro, às 14h, no Hotel das Figueiras (Avenida Getúlio Vargas, nº 400, Balneário), em São Lourenço do Sul, para as lideranças da região.
Conforme a técnica do Sebrae RS e responsável pelo projeto, Amanda Paim, a pesquisa é uma demanda da governança para compreender e apoiar o desenvolvimento do turismo nas regiões Campanha, Fronteira Oeste e Sul. Juntas, as três regiões respondem por 10,6% do PIB do Estado, 16% da população e 8,6% dos municípios. O turismo foi uma das alternativas apontadas pelos grupos integrados por representantes dos setores público e privado e terceiro setor ao elencarem as prioridades para fomentar o desenvolvimento local.
O foco da pesquisa é analisar a qualidade dos atrativos, os serviços e a infraestrutura relacionados ao turismo, as iniciativas empreendedoras da região, bem como o potencial que pode ser explorado, entre outras peculiaridades. “Além da oferta de atrações, também procuramos identificar o perfil do visitante da região”, afirma Amanda. O trabalho foi feito em parceria com a Unisinos, pela expertise do Instituto de Pesquisa de Mercado, e pelo olhar diferente de quem vem de fora conhecer a região, destaca Amanda. Os resultados da pesquisa serão detalhados nesta quarta-feira, durante a apresentação.
Algumas conclusões da pesquisa:
– Existe a necessidade de inovar e melhorar os produtos turísticos
– É necessário melhorar a comunicação e divulgação da oferta
– A região é conhecida como Costa Doce, mas é preciso melhorar a compreensão e percepção junto ao mercado
– As águas são um grande potencial, e a prática de esportes náuticos deveria ser melhor explorada também como negócio, hoje é voltada para lazer.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
16 de Setembro de 2024Programa do Sebrae RS e Prefeitura de Poa apoiará 39 startups gaúchas com soluções para cidades resilientes, turismo e saúde.
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.