Mais buscados: Mei CREDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Pelotas – Com os objetivos de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas (MPEs) e fomentar o empreendedorismo, o SEBRAE/RS investe R$ 3,3 milhões na região Sul do Estado este ano. Os recursos serão destinados às ações voltadas para os setores de agronegócio, indústria, comércio, turismo, atendimento individual e desenvolvimento territorial.
Neste ano, a Regional Sul do SEBRAE/RS conta com oito projetos coletivos que prometem atender mais de 5.500 MPEs que atuam nas cidades da região. “Daremos continuidade às capacitações da maioria dos projetos do último ano e também colocamos à disposição dos interessados um novo programa voltado para os produtores de leite”, completa a gerente da Regional Sul da instituição, Rosani Boeira Ribeiro.
Em destaque, o programa do Sebrae Nacional Territórios da Cidadania que continua na região. A iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento e a redução das desigualdades socioeconômicas de ambientes menos desenvolvidos. Ao longo do ano, 4.150 negócios devem passar pelo programa. As ações da Regional também terão foco na implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas – legislação que garante benefícios para MPEs – e na formação de Agentes Locais de Desenvolvimento. “Concentraremos nosso foco nas cidades que demonstrarem interesse em aprimorar suas compras governamentais e desburocratizar processos para facilitar a vida do empreendedor”, explica Jussara Argoud, responsável pelo Territórios da Cidadania na região. Para se inscrever nesse e em outros projetos, é preciso candidatar-se para a seleção da chamada pública através do site www.sebrae-rs.com.br.
O investimento é reflexo dos bons resultados obtidos no decorrer de 2012. Depois de um ano e oito meses de atividades, o projeto Superar São Lourenço terminou, em dezembro, com 2.104 micro e pequenos negócios e produtores rurais da cidade atendidos e 807 candidatos a empresário devidamente orientados. A ação, criada em abril de 2011, buscou recuperar as empresas do município, que foi devastado por uma enchente em março daquele ano. “Encerramos as atividades deste projeto com a certeza de que fizemos a nossa parte no auxílio à recuperação da economia local”, analisa o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch.
Além disso, mais de 4 mil empresas de outras cidades foram atendidas pelos projetos da regional no ano passado, 4.500 empreendedores foram formalizados e 12 municípios retiraram a Lei Geral da MPE do papel colocando as melhorias em prática. A Regional Sul do SEBRAE/RS atende 33 cidades da região, com unidades de atendimento em Pelotas e Rio Grande.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.