Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI sei Credito Consultoria boas práticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Empresas se unem e criam serviço especial de delivery em Porto Alegre

A iniciativa é um dos resultados do Projeto Ganhos Rápidos na Gastronomia, desenvolvido pelo Sebrae RS

atualizado em: 22/07/20

Da Redação

COMPARTILHE

Nem tudo no meio de uma pandemia é considerado notícia ruim. Dentro de um dos setores mais atingidos pela crise econômica, o de alimentos e bebidas, surge uma ideia inovadora: o Galpão Food Hub, considerado o primeiro food hub do Brasil no sistema colaborativo e independente, que consiste na união de empresas para colocarem em prática suas propostas.

Empresas se unem e criam serviço especial de delivery em Porto Alegre

A iniciativa, desenvolvida por um grupo de seis restaurantes (Tokyo Sushi, Usina das Massas, Usina do Pastel, Tartoni Ristorante, Restaurante Gambrinus e Fornellone), surge como uma espécie de coworking gastronômico, onde cada um terá a sua própria cozinha, e o público ainda tem a possibilidade do serviço de take away (retire no local). O novo ambiente inaugura dia 27 de julho. “Essa ideia surgiu de um sonho de fazer a expansão da empresa. Nosso modelo inicial era um container para fazer delivery, ter uma cozinha central e receber clientes. Assim, fomos convidando outros empresários, migramos para o galpão e começamos a desenvolver os projetos. Veio a pandemia e não desistimos. Esse sonho vai salvar muitas cozinhas, pois muitos desses empresários estão fechados atualmente”, relata um dos criadores do projeto e proprietário do Tokyo Sushi, Leonardo Prade.

Antes de pensar no Galpão Food Hub, o empresário possuía um restaurante no Praia de Belas, em Porto Alegre. No momento da renovação do contrato, no começo do ano, houve um desacordo comercial, fazendo-o migrar apenas para o delivery, pois esse modelo já representava 20% do negócio. “A pandemia acelerou esse processo porque sou um dos muitos restaurante fechados. Ter um delivery de qualidade não é fácil. Foi preciso pensar em qual embalagem usar, qual o combinado dos pratos, que não são os mesmos do restaurante, e nesse modelo como um todo. E ainda foi necessário contar com o apoio dos entregadores, que acabam sendo os nossos maiores parceiros”, destaca o empresário.

A iniciativa é um dos resultados do Projeto Ganhos Rápidos na Gastronomia, desenvolvido pelo Sebrae RS, em parceria com a Abrasel, e que de agosto a dezembro de 2019 acompanhou um grupo de 15 restaurantes. O projeto experimental ofereceu consultorias especializadas, troca de experiências e uma imersão de cinco dias em São Paulo, onde foi possível visitar operações de destaque e as principais plataformas de delivery como o Ifood, Uber Eats e Rappi, conversar com especialistas e fazer um mergulho nesse mundo. “Criamos um ambiente favorável para que essas empresas pudessem se conhecer e colocar em prática essa ideia. A partir da confiança que já existia, construíram e compartilharam um novo negócio em conjunto. Além de ser um marco para a cidade: empresários colaborando entre si, pensando em um novo modelo de negócios, focado apenas em delivery”, destaca o coordenador de Alimentos e Bebidas do Sebrae RS, Roger Klafke.

O coordenador comenta também que, mesmo antes da pandemia, o delivery já vinha dando indícios de se tornar uma tendência. Há pelo menos quatro anos os restaurantes vêm se preparando para intensificar este modelo de negócio. Acesse sebraeaoseulado.com.br e saiba mais.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Junho de 2021

Nem a crise segura o JK

SAIBA MAIS

 

18 de Junho de 2021

Projeto VOAR terá live de apresentação dia 21/06, às 19h19 e pode mudar a vida dos jovens

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Sebrae RS Podcast 31/05/2021 11:15

Integrante do Conexão Pelotas, empreendedor se reinventa e cria novo espaço gastronômico

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: