Mais buscados: Mei crEdito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Rio Grande deu mais um importante passo na trajetória para desburocratização, estimulando o empreendedorismo e tornando os processos para abertura de empresas mais ágeis e simplificados. A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, no dia 07 de julho, o Projeto de Lei – PL n° 040/2021 que institui a Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica. O projeto foi apresentado pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT) e integra as ações do programa Cidade Empreendedora desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com as prefeituras.
“O município de Rio Grande caminha para um futuro promissor. E a lei de Liberdade Econômica estabelece diretrizes para o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES). A partir de agora, serão definidas as atividades econômicas consideradas de baixo risco no município e que estarão dispensadas de alvará e licença prévia para funcionamento, o que estimula a abertura de novos negócios. É mais um passo para a desburocratização da cidade em um movimento em tornar cidade mais leve e mais atrativa aos empreendedores. Queremos tornar Rio Grande referência para ser atrativa a todos os empreendedores e vamos conseguir!”, afirma o prefeito Fábio Branco.
Com a aprovação da Lei, a próxima etapa será a definição das atividades que serão consideradas de baixo risco e que passam a não depender da emissão de licenças prévias e alvarás para seu funcionamento. “A Lei já estava no plano de governo para tentar fazer uma cidade mais leve, sem tanta burocratização que fosse atrativa para empresários e empreendedores que queiram se instalar na cidade”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Gilberto Sequeira. “Fizemos um grande esforço envolvendo com todas as secretarias. Agora, com auxílio do Sebrae, vamos fazer o decreto que colocará Rio Grande na vanguarda como um município que pensa no empreendedor e pensa em promover emprego e renda”, complementa.
O decreto pretende contemplar o maior número de atividades econômicas de baixo risco para que, assim, possam ser dispensadas de alvará e licença prévia para funcionamento. Com a aprovação da Lei, também será criado o Cadastro Tributário Municipa para manter informações atualizadas das atividades econômicas instaladas em Rio Grande, possibilitando, por exemplo, a emissão de notas fiscais. O cadastro tem caráter obrigatório e não isenta do pagamento anual da taxa de fiscalização e de vistoria do estabelecimento, conforme previsto na lei.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.