
Mais buscados: Mei credito sei Boas praticas consultoria

Da Redação
Dois dos mais famosos produtos da Fronteira Sul, os doces certificados de Pelotas e os vinhos da Campanha, pela primeira vez serão degustados em um evento de harmonização que, além de mostrar como fazer a combinação perfeita entre eles, também aproxima e valoriza a produção regional. Será nesta quinta-feira, dia 25, às 19h, no Point Eventos, em Pelotas (Rua Cel. Alberto Rosa, 611 – Centro). As vagas são limitadas e o valor do ingresso é R$ 35,00. Para mais informações e compra de ingresso ligar: (53) 98411-9432.

O evento de enogastrosnomia é resultado de uma iniciativa da região que tem apoio do projeto Pelotas Turismo Cultural, do Sebrae RS, e que uniu a Associação de Produtoras de Doces de Pelotas, que produzem doces com IG – Indicação de Procedência, e a Associação de Vinhos da Campanha. O trabalho de harmonização foi coordenado pelo enólogo Maicon Farias Vieira, do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSUL). “O objetivo é valorizar e promover os doces e vinhos da região”, afirma a gestora de projetos do Sebrae Jussara Cruz Argoud. A ideia de aproximação, não apenas climática ou geográfica, mas também possibilitando o encontro de produtos, fomenta a atividade turística ao produzir harmonizações enogastronômicas entre doces tradicionais pelotenses e vinhos da Campanha.

A produção dos doces de Pelotas, inicialmente difundida pela cultura portuguesa e, posteriormente, influenciada pela cultura negra, é reconhecida como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN). Na Campanha, a vitivinicultura está consolidada e com uma produção focada, basicamente, em vinhos finos e espumantes. Concebida pela primeira vez, a aproximação entre os dois produtos para harmonização de sabores e aromas foi feita a partir de 14 diferentes doces certificados – Panelinha, Camafeu, Queijadinha, Trouxa de Amêndoas, Fatia de Braga, Bem Casado, Broinha de Coco, Olho de Sogra, Quindim, Ninho, Amanteigado, Beijinho, Papo de Anjo e Pastel de Santa Clara.
A Associação de Vinhos da Campanha contribuiu com vinhos das associadas: Vinícola Campos de Cima, de Itaquí; Dunamis Vinhos e Vinhedos, Guatambú Estância do Vinho e Rigo Vinhedos e Olivais, de Dom Pedrito; Batalha Vinhas e Vinhos e Bueno Wines, de Candiota; Estancia Paraízo e Vinícola Peruzzo, de Bagé; Pueblo Pampeiro, de Santana do Livramento, e Bodega Sossego, de Uruguaiana. A indicação do vinho para harmonizar ficou por conta da própria vinícola, levando em conta apenas o contato feito previamente.
Dois exemplos de harmonizações
Bem Casado com vinho tinto Ideologia, da Batalha Vinhas e Vinhos, um assemblage feito com Cabernet Sauvignon, Tannat e Merlot. O doce é composto por dois discos de pão de ló, intercalados por uma porção de ovos moles, e coberto com fondant. No caso do vinho escolhido, a relação de quantidade de cada uma das uvas estabelece um equilíbrio notório, tornando o consumo prazeroso e tranquilo. Ao unirmos vinho e doce, a sedosidade toma conta da boca, não apresentando residual de nenhum dos dois produtos e valorizando a oposição criada.
Quindim com espumante Peruzzo Demi-sec, da Vinícola Peruzzo. O doce possui como matérias-primas gemas de ovos, açúcar e coco, e não consegue estabelecer um fácil casamento com os vinhos devido à alta quantidade de gemas de ovos que, em contato com a maioria dos vinhos, produz um sabor metalizado na boca. Contudo, com o vinho espumante Peruzzo Demi-sec, o que mais se sente é a sedosidade. O espumante, com um sabor levemente adocicado, adicionado de notas de frutas brancas levemente maduras, envolve-se ao Quindim equilibrando os sabores e, devido ao seu perlage intenso, limpa o palato de possíveis resíduos do coco que possam ainda permanecer na boca.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.