Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei sei Crédito CONSULTORIA Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sala do Empreendedor de Farroupilha recebe Selo Ouro

A certificação é resultado de uma parceria entre o Sebrae RS e a Fundação Nacional de Qualidade

atualizado em: 15/12/20

Da Redação

COMPARTILHE

Seguindo os protocolos de distanciamento indicados pelos órgãos de saúde, a Sala do Empreendedor de Farroupilha recebeu na quarta-feira, 09/12, o Selo Ouro. A certificação é a etapa final de um processo iniciado há mais de cinco meses. Durante este período, as atividades envolveram diferentes etapas como bate-papos online, apresentação de cases, esclarecimento de dúvidas, autodiagnóstico e avaliação. A certificação é resultado de uma parceria entre o Sebrae RS e a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) para reconhecer os esforços de melhoria e oferecer um atendimento ainda mais qualificado para os empreendedores locais.

O processo começou com bate-papos online envolvendo as Salas, entre 15/07 e 19/08. Nestes encontros virtuais, foram compartilhados cases bem-sucedidos para servir de inspiração aos demais e para mostrar como é o funcionamento e o que pode ser implementado. As Salas interessadas em participar da certificação tiveram prazo até 25/09 para se inscreverem à certificação. A segunda etapa foi o autodiagnostico que consiste em responder a algumas questões acessando o link disponibilizado. Posteriormente, houve uma rodada de entrevistas virtuais com o Sebrae RS e a FNQ, que se estendeu de 13/10 até 12/11.  

O Agente de Desenvolvimento do Município, Gabriel Bianchet Tavares, lembra que Farroupilha saiu de um processo de registro empresarial não integrado, com exigências documentais duplicadas, muitos gargalos e um tempo de expedição de alvarás de meses, para um processo integrado, rápido, digital e simples.  

“Graças à parceria com o Sebrae RS, importante ator no fomento à simplificação, conseguimos executar as ações, que permitiram Farroupilha alcançar esta Certificação Ouro”, afirma. E enumera as ações citadas:

  • Integração à REDESIM;
  • CGSIM Municipal forte e participativo;
  • Leis Municipais da Micro e Pequena Empresa e da Liberdade Econômica;
  • Agentes de desenvolvimento nomeados e capacitados;
  • Protocolo digital de alvará;
  • A Sala Digital do Empreendedor;
  • Ampliação das facilidades de licenciamento para e-commerce e triangulação industrial;
  • Unificação dos processos de viabilidade e alvará e reconhecimento formal do Ministério da Economia da classificação municipal de riscos.

“Acabamos nos tornando referência e recebendo, também através do Sebrae RS, 57 municípios de 7 Estados brasileiros, que vieram se capacitar quanto às boas práticas”, lembra Gabriel.   

A Analista de Articulação Territorial da Gerência Regional Serra Gaúcha – Bento Gonçalves do Sebrae RS, Clara Salgado, observa que um conjunto de fatores levou Farroupilha a conquistar o Selo Ouro na Certificação pelo segundo ano consecutivo.

Sala do Empreendedor de Farroupilha recebe Selo Ouro 2

“O diferencial das pessoas (Agentes de Desenvolvimento nomeados e capacitados) dispostas a fazer a diferença, simplificando e agilizando processos, sem dúvida, é um desses fatores. Neste ano atípico e de grandes desafios, a Sala do Empreendedor inovou apresentando a versão digital: um portal de conteúdo, informações e orientações para os empresários de Farroupilha. Para o Sebrae RS é uma alegria ver este trabalho prosperar! É um orgulho atuar no município e fazer impactar desta forma no desenvolvimento local”, afirma Clara.

 “Numa visão mais ampla, a missão da Sala do Empreendedor deve ter o foco para a simplificação dos processos. Com isso, facilita o dia a dia do empresário junto aos órgãos públicos municipais, garantindo atendimento ágil e de qualidade. Assim, reunir todos os órgãos municipais envolvidos no atendimento às empresas no mesmo espaço físico auxilia no esclarecimento de muitas dúvidas dos empreendedores. Dessa forma, o empresário pode contar com a facilidade de dirigir-se a um único local capaz de oferecer orientação e todos os serviços necessários para facilitar o surgimento de novas empresas, aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável dos empreendedores locais”, complementa o gestor estadual das Salas do Empreendedor do RS, Marcio Benedusi.

Saiba mais

 Para certificação das Salas do Empreendedor são avaliados 24 critérios no total, respondidos pelos responsáveis das Salas pelo link disponibilizado pela FNQ. Após são realizadas entrevistas virtuais e as Salas que atenderem os critérios pré-estabelecidos recebem a nova certificação. Para conquistar o selo Bronze, as Salas do Empreendedor precisam ofertar pelo menos nove serviços básicos de uma lista de 12 opções. Estão entre eles serviços de orientação e formalização de empresas e MEI (Micro Empreendedor Individual). 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Junho de 2021

Nem a crise segura o JK

SAIBA MAIS

 

18 de Junho de 2021

Projeto VOAR terá live de apresentação dia 21/06, às 19h19 e pode mudar a vida dos jovens

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Sebrae RS Podcast 31/05/2021 11:15

Integrante do Conexão Pelotas, empreendedor se reinventa e cria novo espaço gastronômico

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: